IMT participa da 3ª Edição do InovaDay São Caetano
Durante o evento, Instituto lançou o primeiro Fab Lab Móvel da Região Sudeste
- Data: 25/07/2023 14:07
- Alterado: 25/07/2023 14:07
- Autor: Redação
- Fonte: IMT
Mauá participa da 3ª Edição do InovaDay São Caetano
Crédito:Divulgação
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) participou, no dia 24, às 19h, da 3ª Edição do InovaDay São Caetano, encontro de empreendedores da cidade de São Caetano do Sul. O evento teve o objetivo de promover um ecossistema de negócios e network entre os diversos agentes econômicos da cidade.
Na oportunidade, o IMT também lançou o Fab Lab Móvel, um espaço de fabricação digital altamente inovador e que oferece e desenvolve serviços para toda a comunidade e mercado. Essa iniciativa faz parte da premissa de aproximar, cada vez mais, o instituto e seus alunos da realidade do mercado de trabalho e das demandas da sociedade em geral.
“A parceria entre o Instituto Mauá de Tecnologia e a prefeitura de São Caetano do Sul é muito importante para a sociedade como um todo, pois traz inovação e serviços de qualidade para desenvolver projetos em diferentes áreas de conhecimento”, comenta o professor Dr. José Carlos de Souza Júnior, reitor do Centro Universitário do IMT.
Do campus para a comunidade
Dentro do campus da Mauá, o Fab Lab ocupa uma área de aproximadamente 200 m², onde, desde 2018, os alunos de engenharia, design, administração, ciência da computação e sistemas de informação trabalham de forma colaborativa e com o apoio de modernos equipamentos de prototipação digital, incluindo uma “fazenda” de impressoras 3D, cortadora a laser e máquinas de usinagem, que permitem a fabricação de objetos de diversas dimensões como o protótipo de um veículo de competição.
Parte desta estrutura, agora, está disponível no Fab Lab Móvel: um veículo totalmente transformado, adesivado e identificado para percorrer eventos e escolas públicas e privadas da região, começando com as instituições de São Caetano do Sul. O Fab Lab Móvel Mauá possui os mesmos recursos e equipamentos disponíveis nas instalações dentro do campus, mas numa versão compacta, incluindo o kit de equipamentos que compõem o Fab Lab, além de TV, computador e internet via satélite.
“Com mesas e banquetas desmontáveis, que acomodam cerca de 24 usuários, o laboratório móvel poderá realizar oficinas, treinamentos, apresentações e eventos com todo o suporte de técnicos, professores e monitores e com a mesma qualidade que a Mauá já realiza”, diz a professora de design Claudia Facca, coordenadora do 1961 Design Studio, responsável pela idealização, projeto e implementação do novo laboratório, com o apoio do Centro de Pesquisas do IMT.
Assim como no espaço que ocupa dentro do Instituto, o Fab Lab Móvel é um ambiente de compartilhamento de ideias, altamente tecnológico, que irá estimular a criatividade dos participantes na produção de objetos e desenvolvimento de projetos em prol da solução de problemas da sociedade e da indústria. “Enfim, um pouco da sinergia oferecida entre as áreas de conhecimento da Mauá à disposição de toda a comunidade de forma itinerante”, declara Claudia.