Auricchio inaugura Centro de Referência Especializado em Assistência à Mulher
O equipamento concentra série de serviços destinados a garantir a proteção e reintegração da mulher vítima de violência
- Data: 21/07/2023 09:07
- Alterado: 01/09/2023 00:09
- Autor: Mark Ribeiro
- Fonte: PMSCS
Centro de Referência Especializado em Assistência à Mulher
Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS
O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, inaugurou na quinta-feira (20/7) o Cream (Centro de Referência Especializado em Assistência à Mulher). O equipamento concentra série de serviços destinados a garantir a proteção e reintegração da mulher vítima de violência, como atendimentos psicossociais, orientação jurídica, cursos profissionalizantes e o Sebrae Aqui, porta de entrada para quem busca uma solução para começar a empreender.
O objetivo do Cream é garantir o acesso aos direitos integrais das mulheres referenciadas, visando o rompimento do ciclo de violência existente, estimulando a autoestima e promovendo a autonomia e o protagonismo de cada uma, respeitando seus desejos, projetos e peculiaridades. Atualmente há 225 mulheres na cidade com medidas protetivas.
“É muito importante para a mulher agredida, vilipendiada, ter um canal como esse, especialmente com o acesso ao emprego, que ajuda a acelerar a sua reintegração e a retomada da independência financeira. Quando ela vier para cá, será porque precisa de muito apoio. E o Cream será essa mão amiga, oferecendo carinho e acolhimento”, ressaltou Auricchio.
O Cream está localizado na Avenida Senador Roberto Simonsen, 502, Bairro Santo Antônio. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O telefone é o 4228-8902.
O local também será a base de uma nova viatura da Patrulha Maria da Penha (a segunda da cidade), resultado de emenda do deputado estadual Thiago Auricchio, autor do Código Paulista de Defesa da Mulher.
“Com o Cream, São Caetano reforça a sua condição de referência quando o assunto é a defesa da mulher. Um espaço em que a mulher vítima de violência encontrará tudo o que precisa para superar os momentos difíceis e se recolocar”, definiu, lembrando de diversos outros equipamentos e ações voltadas ao público feminino na cidade, como o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), a Casa da Gestante, a Delegacia da Mulher, a Patrulha Maria da Penha e o Código Municipal de Defesa da Mulher, sancionado segunda-feira (17/7).
Além de psicólogos, assistentes sociais e segurança, outro destaque do Cream é a parceria com a OAB e o Plajam (Plantão Jurídico de Atendimento à Mulher), que oferecerá atendimento jurídico integral, tais como questões de divórcio, pensão alimentícia e patrimoniais, entre outros.
“O Cream passa a ser o elo entre as moradoras e toda a rede de serviços da nossa cidade, garantindo que terão acesso a tudo o que temos disponibilizado. Equipamento e profissionais que farão a diferença nas vidas de muitas famílias, porque quando cuidamos da mulher, cuidamos das gerações”, enfatizou o secretário municipal de Assistência e Inclusão Social, Thiago Mata.
A Prefeitura investiu R$ 115 mil na adaptação do imóvel para um espaço acolhedor, que conta com recepção, seis salas de atendimentos, sala de reunião, sala da coordenação, duas salas da equipe técnica, sala do Plajam, sala do Sebrae Aqui, cozinha, brinquedoteca, espaço verde e banheiros, tudo acessível também às pessoas com deficiência.