Coordenadorias das Mulheres e da Juventude de Diadema vislumbram continuidade em 2023
Departamentos têm atuado em conjunto em ações de conscientização para as populações alvo e atividades que contem com a participação ativa dos cidadãos
- Data: 04/01/2023 17:01
- Alterado: 04/01/2023 17:01
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Adriana Horvath / PMD
As Coordenadorias de Políticas para Mulheres e de Políticas para a Juventude de Diadema vislumbram a continuidade e intensificação das atividades realizadas em 2023. Com forte atuação conjunta em ações de conscientização para as populações alvo e atividades que contem com a participação ativa dos cidadãos, as responsáveis pelos departamentos fazem balanço positivo do trabalho realizado ao longo de 2022.
Coordenadora de Políticas para as Mulheres, Cleone Santos destacou as iniciativas realizadas em parceria com a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Diadema (Creppir), como o projeto Varal Solidário, que montou varais em diversos locais da cidade para ofertar doações de agasalhos nos períodos mais frios do ano.
“A partir dessas ações a gente realizou diversas rodas de conversa, especialmente nos extremos da cidade. Esse trabalho de base com as mulheres, conversando, conscientizando, é muito importante para a garantia de direitos”, declarou Cleone. “Também tivemos atuação constante e intensa nas reuniões do GT (Grupo de Trabalho) Gênero do Consórcio Intermunicipal ABC”, completou.
Cleone ressaltou, ainda, as formações realizadas por meio do programa Bairro Melhor. “Foi outra atividade que alcançou moradores de áreas vulneráveis, homens e mulheres, e ajudou a conscientizar sobre os desafios e as dificuldades que as mulheres enfrentam na nossa sociedade, especialmente as mulheres pobres e negras que, além de serem vítimas do machismo, também sofrem com o racismo”, concluiu. “Nossa meta esse ano é publicar o Plano Decenal Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e realizar a Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres”, finalizou.
Já a coordenadora de Políticas para a Juventude, Rafaela Boani, pontuou que a atuação do seu departamento tem tido como foco expandir as políticas públicas para os jovens da cidade, sempre com o objetivo de fazer mais e melhor. “Queremos algo construído para eles e com eles, para todas, todos e todes”, afirmou.
Rafaela citou os grupos de jovens no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) Norte, a primeira prestação de contas da Secretaria de Saúde com a participação da juventude, a articulação realizada para a retomada de cursinhos populares na cidade e posterior articulação pela presença dos cursinhos no Primeiro Congresso de Participação Popular, ampliação do diálogo com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e formações em escolas estaduais como os principais projetos de 2022.
“Também estivemos presente nas reuniões do GT Juventude no Consórcio, que pela primeira vez participa do PPA (Plano Plurianual) Regional. Em 2023 vamos realizar a Conferência Municipal da Juventude e eleger o Conselho Municipal de Juventude, além de dar continuidade às ações de formação e grupos de jovens e reforçar as parcerias com as demais secretarias do governo”, acrescentou a coordenadora.