Fera do deserto: conheça o GR DKR Hilux pilotado por Lucas Moraes no Dakar
Desenvolvimento do carro do jovem brasileiro exigiu mais de 130 dias e 25 mil km de testes e corridas em 2022
- Data: 16/01/2023 15:01
- Alterado: 16/01/2023 15:01
- Autor: Redação
- Fonte: BestPR
Lucas Moraes of Overdrive Racing during the Stage 7 of the Dakar 2023 between Riyadh and Al Duwadimi, on January 7th, 2023 in Al Duwadimi, Saudi Arabia // DPPI / Red Bull Content Pool // SI202301080054 // Usage for editorial use only //
Crédito:Red Bull Pool Content
Fórmula 1, Dakar, Le Mans, Indianápolis. Essas são as quatro conquistas máximas do esporte a motor mundial. E todas têm em comum o fato de exigirem longos períodos de desenvolvimento técnico e muita especialização por parte das principais equipes e fabricantes envolvidos. No último domingo (15), o Brasil alcançou um resultado histórico com o terceiro lugar de Lucas Moraes no Dakar, competindo ao lado do navegador alemão Timo Gottschalk por mais de 8.500km nos desertos da Arábia Saudita.
Atual bicampeão do Rally dos Sertões, Lucas Moraes fez uma estreia espetacular na mais difícil prova off-road do mundo a bordo de um Toyota GR DKR Hilux T1+, versão ultrarrobusta e sofisticada da picape vendida mundialmente pela fábrica japonesa. A seguir apresentamos alguns detalhes da picape desenvolvida pela equipe belga Overdrive Racing e a fábrica sul-africana Hallspeed, parceiras oficiais da Toyota no off-road.
O atual GR DKR Hilux é construído na sede da Hallspeed na África do Sul, país que se tornou um centro de desenvolvimento do rally mundial. Ele foi apresentado em 2021 como o maior salto tecnológico do programa Dakar da Toyota, criado em 2011. A meta era vencer o Dakar 2022, o que foi conseguido com a dupla formada pelo piloto catarino Nasser Al-Attiyah e o navegador francês Mathieu Baumel. No último domingo o duo novamente conquistou o primeiro lugar em das mais difíceis edições da prova.
No caminho para se chegar ao modelo atual, destacam-se dois outros brasileiros: o piloto Reinaldo Varela e o navegador Gustavo Gugelmin, que utilizaram o projeto da Hallspeed-Overdrive para obter diversos resultados importantes no Campeonato Mundial de Cross-Country, como a vitória no Italian Baja, além do primeiro lugar no Rally dos Sertões – ambos em 2013.