Investimento da cidade de SP na ampliação do Metrô pode chegar a R$ 1 bilhão

Proposta prevê a extensão das linhas até o Jardim Miriam, na Zona Sul da capital. Anúncio foi feito durante vistoria das obras da Linha 6-Lararanja, na manhã desta quinta-feira (26)

  • Data: 27/01/2023 07:01
  • Alterado: 27/01/2023 07:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Investimento da cidade de SP na ampliação do Metrô pode chegar a R$ 1 bilhão

Obra

Crédito:Divulgação

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A Prefeitura de São Paulo pretende auxiliar o Governo do Estado disponibilizando até R$ 1 bilhão para expansão das linhas do Metrô na capital. Prefeito Ricardo Nunes tratou do assunto durante visita com o governador Tarcísio de Freiras as obras da Linha 6-Laranja, onde acompanharam a chegada da máquina, popularmente conhecida como tatuzão, na futura estação Freguesia do Ó.

Durante a visita, Nunes destacou que a prefeitura pretende acelerar a expansão do Metrô não só agilizando os processos de licenciamento, mas, também, com recursos financeiros. “Já falei sobre isso com o Tarcísio e tive uma reunião com o secretário Marco Assalve. A Prefeitura de São Paulo está colocando à disposição até R$ 1 bilhão para extensão de linhas do Metrô”, afirmou. “A gente fez uma proposta de extensão até o Jardim Miriam, que é uma região com uma população muito grande e que a gente não tem cobertura do Metrô. Eles ficaram de estudar”, completou.

Na Zona Norte, Ricardo Nunes e Tarcísio de Freitas monitoraram o avanço da obra da linha que vai ligar a estação Brasilândia à estação São Joaquim, na região central da cidade.

“A obra está com duas tuneladoras trabalhando, uma no sentido sul e esta aqui no sentido norte. Em 20 dias, uma delas vai alcançar a futura estação Água Branca e outra está chegando na estação Freguesia do Ó. Nosso foco é fazer entregas em benefício da população”, afirma o governador, Tarcísio de Freitas.

Com 10,61 metros de diâmetro, o tatuzão vai permitir a junção da estação com outros poços e estações da Linha Uni e, assim, continuar seu trajeto pelo Trecho Norte até o segundo ponto, a estação João Paulo I. Ao todo, o equipamento passará por cinco estações entre Freguesia do Ó e Brasilândia. Para chegar ao primeiro ponto, a tuneladora avançou 297,8 metros pelo subterrâneo e permitiu a instalação de 166 anéis.

Nas próximas semanas, a outra tuneladora que trabalha no Trecho Sul da linha, chamada de Maria Leopoldina, deverá chegar à futura estação Água Branca, seu terceiro ponto. O equipamento abrangerá dez estações até seu ponto final, a futura estação São Joaquim.

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  • Data: 27/01/2023 07:01
  • Alterado:27/01/2023 07:01
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