Em Diadema, gestão de resíduos sólidos anda lado a lado do compromisso social
Programa Recicla Diadema promove reuniões para capacitar, avaliar e aprimorar o serviço
- Data: 01/02/2023 17:02
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Marcos Luiz
- Fonte: PMD
Crédito:Igor Andrade
A política de resíduos sólidos da Prefeitura de Diadema, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, é conduzida com um olhar em prol do meio ambiente, mas sem perder de vista a responsabilidade social, especialmente procurando incentivar as cooperativas de materiais recicláveis. Afinal, a parceria da Prefeitura com os catadores organizados é um dos motores do Programa Recicla Diadema.
Reunião, na semana passada, marcou a retomada do Núcleo Gestor do Sistema de Gestão Sustentável de Resíduos. O principal ponto de pauta foi a avaliação do Programa Recicla Diadema, lançado no último 17 de outubro.
Além da participação estratégica das Cooperativas de Catadores da cidade, esse coletivo também conta com representantes das secretarias municipais de Governo e a de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
“Esse Núcleo de Gestão tem como função a responsabilidade da gestão da coleta seletiva dos resíduos da cidade, da educação, do fortalecimento e da ampliação disso”, explicou o secretário adjunto de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Diadema, André Luiz.
Segundo o secretário adjunto, seguem bem avançadas as tratativas jurídicas e administrativas para que o município possa formalizar a contratação remunerada dessas Cooperativas de Catadores por cada tonelada de resíduos processada. Também foram discutidos no encontro a ampliação do número de PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), o Edital de Chamamento Público de empresas para logística reversa e a inauguração do próximo ecoponto municipal (avenida Maria Leonor, Parque Reid).
Na ocasião, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho informaram que o Município fez um convênio para acompanhamento técnico e incubação de empreendimentos para incentivar o planejamento/incremento do negócio, reforçando o marketing, organização contábil, captação de recursos e fortalecimento institucional. Oportunamente será anunciada a liberação de verba de emenda parlamentar para aplicar em divulgação, comunicação, redes sociais, cursos e capacitação na área.
Também participante do Núcleo Gestor, a presidente Maria Mônica da Silva (Cooper Fênix) aproveitou a reunião para informar sobre a criação de novos postos de trabalho e disse que “os resíduos coletados pelo caminhão do Recicla Diadema e destinados à nossa Cooperativa, estão crescendo em quantidade e qualidade”.
Mais duas Cooperativas também participaram do encontro: Nova Conquista (Vila Nova Conquista) e a Chico Mendes (Jardim União).