El Salvador, com a maior taxa de detentos do mundo, inaugura prisão para 40 mil
Cerca de 2% de toda a população de El Salvador está presa
- Data: 02/02/2023 21:02
- Alterado: 02/02/2023 21:02
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Reprodução
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, inaugurou a maior prisão do país, com capacidade para 40 mil pessoas, após registrar a maior taxa de encarceramento do mundo no ano passado. O novo centro de detenção sozinho dobra a capacidade do já congestionado sistema prisional salvadorenho.
“Ontem inauguramos o Centro de Confinamento do Terrorismo… Uma gigantesca obra realizada em apenas 7 meses e que é uma peça fundamental para ganhar por completo a guerra com as gangues”, escreveu Bukele em suas redes sociais na quarta-feira, 1°, junto com um vídeo das instalações.
O complexo foi construído em uma região rural e isolada do município de Tecoluca, a 74 km da capital San Salvador. Um muro com dois quilômetros de extensão cerca a construção, que terá dez pavilhões com celas de concreto armado. De acordo com o governo, 600 soldados e 250 policiais vão vigiar o prédio.
El Salvador é um país de 6,5 milhões de pessoas no qual o número de presos está crescendo rapidamente porque o governo está em uma campanha para reprimir a violência de gangues
Cerca de 2% de toda a população de El Salvador está presa. É o país com a maior taxa de encarcerados do mundo.