Prefeitura contrata 83 médicos para UPAs de Mauá
Também está em andamento o processo de concurso público para as unidades de saúde
- Data: 24/05/2012 00:05
- Alterado: 06/10/2023 07:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
A Prefeitura de Mauá, por meio da parceria com a Fundação do ABC, está contratando 83 novos médicos para trabalharem nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. São 21 clínicos e oito pediatras na UPA Magini; 14 clínicos e 16 pediatras na UPA da Vila Assis; e 13 clínicos e 11 pediatras na UPA do Jardim Zaíra, além dos 69 que já fazem o trabalho. Outros 10 médicos serão contratados para completar o quadro.
Estes profissionais atuam em sistema de plantão e não precisam, necessariamente, estar todos os dias, nos mesmos locais.
Segundo o Ministério da Saúde, é indicado que o equipamento conte com dois pediatras e dois clínicos gerais. A contratação ainda não terminou, mas com o novo quadro o serviço ficará mais eficiente. A Prefeitura também dá andamento ao concurso público que irá contratar 71 médicos para as unidades de saúde.
Os atendimentos da UPA são dirigidos para casos intermediários, entre os realizados pelas unidades básicas de saúde (simples, como bronquite e gripe) e o hospital (mais complexos, como traumatismo craniano), como convulsão, problemas cardíacos e respiratórios, suspeita de derrame cerebral, por exemplo. Nas UPAs, os pacientes são atendidos de acordo com a gravidade do caso e, se necessário, transferidos para o Hospital pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Os usuários da rede municipal podem tirar dúvidas ou fazer reclamações na Ouvidoria do SUS em Mauá, que atende pela Central de Discagem Direta e Gratuita 0800-760-9000 e na Av. Getúlio Vargas, 330 – Vila Guarani, além do endereço eletrônico [email protected].