Falando de Transportes e Transportadoras – Onde as novidades começam
Instalada dentro do complexo industrial da marca em Curitiba (PR), a fábrica de cabines da Volvo no Brasil completou 25 anos. É uma das mais modernas do Grupo no mundo, com elevada automação e avançados processos de indústria 4.0. Nesses 25 anos, a fábrica alcançou a marca de 368 mil unidades produzidas. Construída para a […]
- Data: 07/02/2023 15:02
- Alterado: 07/02/2023 15:02
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
linha de montagem de cabines da Volvo em Curitiba/PR
Crédito:Divulgação
Instalada dentro do complexo industrial da marca em Curitiba (PR), a fábrica de cabines da Volvo no Brasil completou 25 anos.
É uma das mais modernas do Grupo no mundo, com elevada automação e avançados processos de indústria 4.0. Nesses 25 anos, a fábrica alcançou a marca de 368 mil unidades produzidas.
Construída para a manufatura local das cabines do caminhão Volvo FH, nacionalizado em 1998, a fábrica foi um ponto de inflexão na história da Volvo na América Latina. Com ela, a marca ampliou seus negócios na região, com novos veículos e tecnologias avançadas. Atualmente com 515 empregados ligados diretamente a sua operação, a unidade sempre foi robotizada.
Por isso, a fábrica de cabines é uma grande incubadora de ideias, com a introdução de conceitos de uso de realidade virtual e aumentada, big data, internet das coisas, robôs autônomos e outras iniciativas, compondo o chamado de indústria 4.0.
A unidade é responsável tanto pela solda quanto pela pintura das cabines de caminhões FH, FM, FMX, VM e VMX, com várias configurações. “É a unidade mais automatizada do complexo da Volvo em Curitiba”, destaca Cyro Martins, vice-presidente de Operações Industriais da Volvo na América Latina.