Triplo G desiste de cinturão do mundo e abre espaço para brasileiro Esquiva Falcão
Brasileiro Esquiva Falcão foi informado de que cazaque Gennadiy Gennadyevich Golovkin abdicou de título da IBF
- Data: 08/02/2023 10:02
- Alterado: 08/02/2023 10:02
- Autor: Redação
- Fonte: On Board Sports
Esquiva
Crédito:Flávio Perez | On Board Sports
O cazaque Gennadiy Gennadyevich Golovkin, ou GGG, como é conhecido, abdicou do cinturão mundial dos médios (até 72,5 kg) da IBF – Federação Internacional de Boxe. Com isso, o brasileiro Esquiva Falcão terá um novo adversário pelo principal título da categoria ainda em 2023.
O medalhista olímpico é atualmente o número 1 no ranking da IBF e adversário obrigatório de Triplo G na temporada, mas o pugilista do Cazaquistão de 40 anos deixou vago o cinturão após enviou carta à organização nesta segunda-feira (6).
Agora, Esquiva Falcão, invicto com 30 lutas e 20 nocautes, deve enfrentar o australiano Michael Zerafa (31-4), atual segundo colocado na divisão dos médios. Nos próximos dias, o manager Sergio Batarelli irá à sede da Top Rank organizar toda a logística para o combate decisivo.
”Será uma luta dura, mas vou entrar para vencer, seja a luta onde for! Estou treinando forte e focado para o objetivo. É meu sonho há 10 anos e chegou esse momento”, disse Esquiva Falcão. ”Quando a porta abre, não pode deixar fechar…Pode ser no Brasil, na Austrália, EUA ou na Ásia, eu vou lá buscar meu cinturão. Será uma conquista do Brasil”.
O combate valendo o título mundial da categoria dos pesos-médios deve ser anunciado ainda no primeiro semestre de 2023. Esquiva Falcão deve embarcar nos próximos dias para Riverside, nos EUA, para o treinamento com o coach Robert Garcia.
Para Sergio Batarelli, manager de Esquiva Falcão, a condução da carreira do atleta até esse momento foi pensada desde a saída do boxe olímpico, quando o capixaba levou a prata em Londres 2012. ”A luta vai sair certamente em 2023. Vamos ter a confirmação em breve e o brasileiro está pronto. Esquiva já pegou adversários duros e de vários estilos. É um cara que se preparou para esse momento”.
O capixaba terá a chance de entrar no hall de lutadores brasileiros que conquistaram um título mundial no boxe, do qual fazem parte Éder Jofre, Acelino Popó Freitas, Miguel de Oliveira, Waldemir ‘Sertão’ Freitas e Patrick Teixeira.
Nome recorrente nos cards do Boxing For You – principal competição de boxe da América Latina, Esquiva Falcão já participou de quatro edições do evento, nas quais sempre foi um dos protagonistas e venceu todos os confrontos.
Esquiva Falcão fez sua última apresentação no Boxing For You 11, realizado em 29 de maio, em São Paulo (SP), contra o argentino Cristian Fabian Ríos, com vitória por decisão unânime.