Diadema assina termo de cooperação educacional com Consulado da Itália

Parceria vai permitir que alunos da rede municipal e jovens da cidade tenham aulas de italiano; trabalho já começou com estudo das obras do pintor Rafael Sanzio

  • Data: 24/03/2023 09:03
  • Alterado: 24/03/2023 09:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Diadema assina termo de cooperação educacional com Consulado da Itália

Crédito:Igor Andrade Cotrim

Você está em:

A Prefeitura de Diadema e o Consulado Geral da Itália assinaram na manhã desta quinta-feira (23) termo de cooperação educacional que vai proporcionar aos jovens da cidade aulas de italiano, por meio do Centro de Formação Carlos Kopcak, com 160 vagas, além do aprendizado do idioma para estudantes das Emebs Cândido Portinari e Ministro Francisco De Paula Quintanilha Ribeiro, contemplando 450 estudantes da educação infantil e ensino fundamental, entre 4 e 8 anos. Para os estudantes do fundamental, as aulas vão ocorrer dentro do programa Mais Educação.

O evento contou com a presença do cônsul-geral da Itália, Domenico Fornaro, a diretora pedagógica do Consulado Geral da Itália, Monica Faggionato, o vice-presidente e o diretor técnico do Instituto Cultural Ítalo-brasileiro (ICIB), Giuseppe d’Anna e Gabriele Frigerio, a prefeita em exercício Patty Ferreira, a secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches, e o vereador e presidente da Câmara Municipal de Diadema, Orlando Vitoriano, que representou o Legislativo da cidade.

A parceria com o consulado começou em 2021, quando foram enviados para a cidade 950 álbuns de figurinhas que contavam a história e a obra do pintor Rafael Sanzio, considerado um dos maiores nomes do Renascentismo, ao lado de Leonardo Da Vinci e Michelangelo. Oito professores de Arte passaram por uma formação, ofertada pelo Departamento de formação e apoio pedagógico da Secretaria de Educação de Diadema, para desenvolver processos, procedimentos artísticos e formas de abordar o trabalho do pintor com as crianças sob uma perspectiva pedagógica.

O projeto “O Olhar das crianças sobre a arte de Raffaello – trocando figurinhas entre o Brasil e a Itália, uma proposta de conhecimento entre o popular e o erudito” foi coordenado pela professora e mestra Rosangela Ferreira de Oliveira Vitorino, que recebeu capacitação do consulado e realizou a formação com os docentes da rede municipal. Os professores da rede, por sua vez, trabalharam a obra de Raffaello com crianças dos 3º, 4ºs e 5ºs anos de oito escolas. Cerca de 1.300 estudantes participaram do projeto.

No evento de assinatura do acordo de cooperação técnica, o cônsul destacou que difundir a cultura e o idioma italianos é uma das missões do consulado e que essa parceria não apenas vai proporcionar o ensino do idioma aos munícipes, bem como fomentar a cultura e a metodologia. O ICIB é o responsável pelo suporte didático e coordenação pedagógica do projeto, que tem prazo de 36 meses de duração, podendo ser prorrogado por iguais períodos.

A prefeita Patty Ferreira pontuou que trazer esse acordo para Diadema é levar para a crianças e jovens da cidade conhecimentos sobre uma nova cultura e a possibilidade de desbravar novas fronteiras. “Com certeza será uma troca muito importante e que vai mudar a vida dos estudantes”, afirmou.

A secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, destacou o esforço do governo municipal e da pasta em ofertar oportunidades de aprendizado para os estudantes da rede municipal e para os jovens da cidade. “Um trabalho intenso para que eles tenham as melhores experiências, como o ensino de um segundo idioma”, concluiu.

A professora Rosangela, que coordenou o projeto das figurinhas, apontou as ligações entre Diadema e a Itália, desde a grande presença de imigrantes italianos na região quando todos os municípios ainda eram parte de São Bernardo do Campo, como cidadãos que fizeram história na cidade. Um deles foi o fundador da Comunidade Inamar Educação e Assistência Social, Franco Rigolli, um dos pioneiros no bairro da zona sul. Outro italiano que fez parte da história da cidade foi Antônio Portinari, irmão do pintor Cândido Portinari, que era proprietário de uma grande área no município onde hoje é o bairro Portinari.

Compartilhar:

  • Data: 24/03/2023 09:03
  • Alterado:24/03/2023 09:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados