Prefeitura de Diadema fortalece Shopping Popular para desenvolvimento econômico e social
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho entrega permissão de uso a 60 novos trabalhadores e busca fazer do empreendimento espaço de transformação
- Data: 17/02/2023 19:02
- Alterado: 17/02/2023 19:02
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Divulgação
A Prefeitura de Diadema iniciou o processo de fortalecimento do Shopping Popular como instrumento de economia popular do município. Uma das primeiras etapas desse caminho foi registrada nesta sexta-feira (17), com a entrega da permissão de uso de 60 boxes a novos permissionários do empreendimento localizado na Avenida Antônio Piranga, no Centro da cidade.
Inaugurado em setembro de 2002, o Shopping Popular reúne aproximadamente 200 boxes de comércio popular. O objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho é estabelecer que o local cumpra a função social de gerar oportunidade a pessoas em situação de vulnerabilidade com promoção de capacitação dos trabalhadores.
Desde o ano passado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho tem intensificado o diálogo com os comerciantes e a associação de permissionários do Shopping Popular, em busca da regularização da situação de alguns permissionários alinhado com a capacitação fornecida pela Casa da Economia Solidária, braço da Sedet. Essa parceria seguirá pelos próximos meses.
“Alinhamos algumas situações que estavam pendentes e passamos por algumas etapas. Temos outras etapas a serem percorridas nessa parceria, que tem como objetivo fazer o desenvolvimento econômico com o desenvolvimento social em conjunto”, disse a prefeita em exercício, Patty Ferreira. “Vamos incentivar que os permissionários passem pelos nossos cursos, pelas palestras, pela capacitação. Ao mesmo tempo que vamos fiscalizar, aprimorar a organização, para que o Shopping Popular seja um ambiente de transformação econômica para as pessoas em situação de vulnerabilidade.”
Diretor do departamento de Economia Solidária de Diadema, Marcelo Lucas disse que a prioridade da gestão é oferecer melhor condição e dignidade para quem trabalha no Shopping Popular. “Vamos seguir no processo de trazer apoio, consultoria e assessoria para fazer do Shopping Popular um local cada vez melhor para se trabalhar e empreender.”
Dos 60 novos permissionários, 36 eram mulheres. “O papel da Prefeitura é estimular também o empoderamento feminino. Sei que aqui há mães solo e que estavam à procura de um suporte para empreender, para dar melhores condições de vida para suas famílias. Estamos aqui para isso também”, salientou Patty.
O presidente da associação, Ademar Leite, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “É muito importante regularizar as pendências do Shopping Popular. Todos saem ganhando com isso.”