Via Streaming – Dica da Semana: “Nem um Passo em Falso”
Filme sobre mafiosos da década de 1950 aproveita do estilo noir de cinema para criar uma atmosfera investigativa
- Data: 20/02/2023 08:02
- Alterado: 31/08/2023 22:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Crédito:
Apesar de ter anunciado, ainda em 2012, que tinha intenções de se aposentar, o cineasta americano Steven Andrew Soderbergh parece não ter encontrado a hora certa para isso ainda. Desde lá, o diretor de “Onze Homens e um Segredo” já se envolveu em mais de dez filmes, inclusive o original da HBO Max “Nem um Passo em Falso”, que foi lançado em junho de 2021 naquela plataforma de streaming. Revisando o gênero de investigação policial, no qual se encontram as melhores obras do cineasta, o longa tem como ambientação a cidade de Detroit (Michigan, Estados Unidos) no ano de 1954.
Nesse contexto, um grupo pequeno de membros de diferentes organizações criminosas – Curt Goynes(Don Cheadle), Ronald Russo (Benicio Del Toro) e Doug Jones (Brendan Fraser) – é contratado por uma pessoa anônima para roubar um documento sigiloso. Assim, enquanto um deles fica responsável por escoltar o funcionário Matt Wertz até o seu trabalho para que ele pegue o documento no cofre onde o seu chefe o esconde, o restante do grupo precisa fazer a família da vítima de refém até que a missão seja concluída. Em troca pelo serviço prestado, os três iriam receber um pagamento de 5 mil dólares.
Porém, como já era de se esperar em um filme da máfia, as coisas não irão sair como planejadas e os personagens viverão um verdadeiro caos. Percebendo a importância do documento que haviam roubado e a chance de ganhar mais dinheiro pelo serviço se falassem diretamente com o chefe da organização criminosa, Curt e Russo irão se juntar para tentar descobrir quem os contratou e, assim, chantageá-lo. Mas essa ganância logo irá se voltar contra os protagonistas, que terão que fugir da polícia e de outros grupos mafiosos, ao mesmo tempo em que tentam achar um jeito de embolsar o máximo de dinheiro possível.