Biblioteca Nogueira promove inclusão, socialização, saúde e bem-estar em Diadema
Equipamento oferece diversas oficinas como massoterapia, dança, desenho HQ e violão, além de aulas de Braille e Libras
- Data: 31/03/2023 09:03
- Alterado: 31/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Equipamento oferece diversas oficinas como massoterapia
Crédito:Dino Santos
A Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira, localizada na Vila Nogueira, em Diadema, é um importante equipamento cultural da cidade. Criada em 2004, a biblioteca promove inclusão, socialização, saúde e bem-estar, por meio de diferentes oficinas gratuitas que são realizadas de terça à sexta-feira, das 8h30 às 17 horas (veja todas as oficinas no ). O equipamento atende o público em geral, mas também conta com oficinas inclusivas para pessoas com diferentes tipos de deficiência.
Uma das mais antigas e concorridas oficinas realizadas na Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira é a de massoterapia. Há quase 10 anos, os participantes aprendem técnicas de massagem em cursos livres, que contam com emissão de certificado. Orlando Takayama é o professor que realiza esse trabalho voluntário desde 2016. Aos 84 anos, ele é morador do Parque Sete de Setembro e explica que o objetivo das aulas é que as pessoas aprendam a se “reequilibrar”. “Temos várias pessoas que fizeram a oficina, se interessaram e continuaram se aperfeiçoando para trabalhar na área”, afirmou. “Tento dividir com as outras pessoas o que eu sei”, completou.
Moradora da Vila Nogueira, Tereza Rocumback tem 79 anos e há quase dois anos começou a participar das oficinas. Seu objetivo era poder fazer massagem em um irmão, que hoje já é falecido, mas que à época estava acamado. “Demorava muito para que a profissional passasse na clínica onde ele estava para fazer a massagem, então resolvi aprender para eu mesma fazer”, relatou. Além de poder ajudar o irmão, Tereza também encontrou novos amigos. “A gente se sente muito bem aqui”, relatou.
José Fernando Goes, 63 anos, mora no Jabaquara, em São Paulo, mas uma vez por semana vem à Diadema para a oficina de massoterapia. Aposentado, ele perdeu a visão dos dois olhos há 17 anos, após levar uma bolada no rosto, e foi em uma instituição do seu bairro que aprendeu a fazer massagem. “Aí fiz vários cursos e comecei a trabalhar com isso. Agora vou começar a fazer um curso de auriculoterapia na USP (Universidade de São Paulo)”, relatou.
Na oficina de dança inclusiva nenhum tipo de deficiência é impedimento para a participação. “É uma aula que visa promover a consciência corporal, alongamento, além dos princípios básicos da dança como ritmo, musicalidade e noção de espaço”, detalhou o professor e integrante da Cia de Danças de Diadema, Carlos Veloso. A biblioteca também conta com aulas de desenho HQ, violão, Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Braille, sistema de escrita para pessoas com deficiência visual.
“Algumas oficinas, como a de massoterapia, tem um viés profissionalizante, mas todas elas têm um foco muito importante que é a socialização”, afirmou a bibliotecária da unidade, Angelina Souza. “As pessoas são em sua maioria do entorno, se conhecem há bastante tempo, então elas criam vínculos umas com as outras, participam de diversas atividades e vão se conhecendo, interagindo uma com a outra e isso também é muito benéfico”, concluiu.
A Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira foi eleita, em uma pesquisa realizada em 2021 e 2022 pela doutora em história e pesquisadora do Museu de Artes de São Paulo (MASP), Mariana Oliveira Arantes, como o equipamento cultural com mais acessibilidade, tanto de área e estruturas físicas, quanto de atitudinal, que é a capacidade de auxílio dos funcionários aos frequentadores que têm alguma deficiência. A pesquisa avaliou 198 equipamentos em 34 cidades da Região Metropolitana de São Paulo. A biblioteca fica na Rua Bernardo Lobo, 263, na Vila Nogueira, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17 horas. Telefone 4071-9684.