Conselho Popular de Saúde de Diadema encerra inscrição para candidatos à eleição
Mais de 100 pessoas demonstraram interesse em assumir o cargo de Conselheiro de Saúde para o mandato 2023-2025
- Data: 01/04/2023 12:04
- Alterado: 01/04/2023 12:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Mais de 100 pessoas demonstraram interesse em assumir o cargo de Conselheiro de Saúde
Crédito:Igor Andrade Cotrim
Estão oficialmente encerradas as inscrições para os interessados ao cargo de Conselheiro Popular de Saúde (CPS) para o biênio 2023-2025. Ao longo dos últimos 18 dias de inscrição (abertas em 13 de março), foram registradas nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) um total de 102 candidaturas.
Oito UBSs alcançaram apenas o número mínimo de candidatos (Canhema, Maria Tereza, Nova Conquista, Piraporinha, Promissão, Reid, Ruyce e Serraria), enquanto 12 superaram a cota mínima, com destaque para as UBS Paineiras que teve oito inscritos e Conceição, com sete participantes.
A assessora do Controle Social da SMS, Marusa Fernandes, explica os próximos passos do processo eleitoral. “Encerradas as inscrições, a Comissão Eleitoral vai analisar a documentação de todos os candidatos para conferir se cumpriram rigorosamente os critérios estabelecidos no Edital e, posteriormente, serão divulgadas as candidaturas deferidas”, explicou Marusa.
Importância do CPS
Entre as principais funções do membro do Conselho estão acompanhar e monitorar as atividades da UBS e o desenvolvimento de programas, projetos e atividades; representar o CPS junto ao Conselho quando indicado e levar as informações ao Conselho Municipal de Saúde.
O trabalho é voluntário, mas tem papel importante já que o conselheiro eleito irá representar os interesses da comunidade na qual está inserido e ser um canal de participação direta do movimento e entidades populares na área.
e conheça mais sobre a importância do Conselho Popular nas melhorias das ações de Saúde
A eleição para decidir os novos representantes dos usuários está prevista para 06 de maio, das 8h às 16h, nas 20 Unidades Básicas de Saúde. Na ocasião, serão eleitos 80 conselheiros, sendo 40 titulares e 40 suplentes, sendo dois titulares e dois suplentes por unidade.
A Comissão Eleitoral (CE), do Conselho Popular de Saúde (CPS), responsável pelo processo eleitoral é composta pelos seguintes integrantes: Bernadete Bruno de Oliveira, Celso de Oliveira e Souza, Cleunice Fernandes de Azevedo, Espedita Francisca da Silva Almeida, João Batista Araújo de Oliveira, José Roberto da Silva, Maria de Fatima Pereira Lima, Maria de Abreu Komatsu, Marlene da Silva e Pedro Joaquim da Cruz.
Confira o Regulamento Eleitoral completo