Palestra sobre uso e abuso de drogas traz abordagem clara e contextualizada
Profissional técnica da Secretaria Municipal de Diadema ministra palestra de abertura na Semana de Conscientização promovida pela Sodiprom
- Data: 03/04/2023 11:04
- Alterado: 31/08/2023 20:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
“Usos e abusos de drogas: Dialogar é legal?”
Crédito:Igor Andrade Cotrim
Dar voz aos jovens e discutir o uso e abuso das drogas foram os principais objetivos da palestra “Usos e abusos de drogas: Dialogar é legal?”, ministrada pela psicóloga e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Diadema, Maria do Rosário da Costa Ferreira, no primeiro dia do evento “Jovem, Pega a visão: Semana de Conscientização!”, promovida pela Sodiprom em Diadema entre os dias 31 de março e 6 de abril.
“Pensar no uso e no abuso (das drogas lícitas) pode nos trazer algum desconforto. Entretanto, o castigo físico ou moral não afasta o desejo de usar droga. Geralmente, as campanhas tentam colocar medo, mas é preciso tratar a questão de maneira honesta e transparente”, ressalta Maria do Rosário. De acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a droga mais consumida no Brasil é o álcool, seguida por tabaco, maconha, cocaína e crack, sendo as duas primeiras legalizadas no país.
A psicóloga ainda contextualizou aspectos como comércio de drogas, curiosidade e experimentação, desumanização do usuário de drogas, além de ter responsabilidade e estar no controle nas decisões da própria vida. “Quando uma pessoa (em consequência desse abuso) é convidada a se retirar da sua casa, isso tem um impacto muito grande na autoestima da pessoa, no seu reconhecimento como ser humano e na sua noção de pertencimento. Ela perde a família, o emprego, os estudos e a autoestima. Então, uma pessoa que reúne tantas perdas devolve o que para a sociedade? A droga dá prazer, mas quando ela começa a ser um problema?”, questionou.
Para Janisson de Freitas Coutinho, um dos 150 jovens atendidos pela instituição que assistiram à palestra, o autoconhecimento beneficia o jovem a tomar decisões mais conscientes. “Tem que saber se conhecer primeiro. Se tá propenso usar aquilo, se vai aguentar o que vem depois”, afirmou.
Parceria
O assistente de coordenação pedagógica da Sodiprom, Caio Insabrald, explica que o convite à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) surgiu após a experiência positiva da Semana da Saúde Sexual, em janeiro deste ano, quando técnicos das Unidades Básicas de Saúde conversaram com os jovens. “Discutimos o tema em disciplinas como ética e cidadania. A com a Prefeitura foi muito positiva e decidimos promover essa Semana para conscientizar sobre os efeitos do uso de drogas, de forma mais próxima ao jovem”.
“A palestra vem em um momento que o jovem está despertando o interesse e curiosidade para várias coisas. Aprender aqui, com uma pessoa que entende é até melhor. Se a gente for conversar com algum familiar, como tem um vínculo, ele está propenso a julgar e achar que tem que seguir do jeito dele”, ressalta Guilherme da Cruz Braga. A jovem Geovanna Ciriaca de Abreu também compartilha a mesma opinião sobre o debate técnico. “Passa mais credibilidade porque ela (a palestrante) trabalha com isso, é da área da saúde, traz o lado da humanização e não foca só na criminalização das drogas, mas foca no todo e o que isso pode gerar pra vida da pessoa com o passar do tempo. Traz um lugar de reflexão porque isso (as drogas) não está só num bairro específico”, conclui.
Cuidado
Para acolhimento e atendimento a pessoas com sofrimento mental em consequência do uso e abuso de drogas, a Prefeitura disponibiliza o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD).
Nesta semana, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu a palestra “” para profissionais de saúde e educação da rede municipal de Diadema.
Sodiprom
A Sodiprom Camp Diadema é uma entidade social sem fins lucrativos que, de forma sempre atualizada e com suas estratégias didáticas adaptadas à realidade social e econômica do mercado de trabalho no Brasil e no Mundo, prepara, de forma totalmente ética, jovens e adolescentes da comunidade de Diadema–SP para ingressar no mundo do trabalho como jovens aprendizes em empresas parceiras de diversos segmentos.
Serviço:
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD)
Rua Moacyr Goulart Cunha Caldas, 111 – Centro.
Telefones: 11 98962-0565 / 4044 7387 / 4044 7540
Horário de Acolhimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Sodiprom
Rua Oriente Monti, 131 – Centro.