Saúde de São Caetano fecha 2022 com investimento de 35,21%, o maior da história
A audiência pública foi marcada pela transparência na explanação de despesas e investimentos
- Data: 27/02/2023 16:02
- Alterado: 27/02/2023 16:02
- Autor: Gisele Lopes
- Fonte: PMSCS
Prestação de Contas
Crédito:Divulgação / PMSCS
A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul realizou prestou contas do terceiro quadrimestre de 2022. A audiência pública, realizada sexta-feira (24/2), na Câmara Municipal, foi marcada pela transparência na explanação de despesas e investimentos, indicadores de eficiência da gestão.
O destaque ficou por conta da aplicação de 35,21% do orçamento no setor, o maior percentual da história. A aplicação de recursos na área saltou de 31,8% para 35,21% nos últimos quatro anos. “Em 2022 tivemos o maior investimento per capita na Saúde de São Caetano: R$ 3.149,42. Foram aplicados R$ 424 milhões na rede somente com recursos próprios”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
Em julho, uma grande ação para diminuir as filas represadas durante a pandemia aumentou consideravelmente a prestação dos serviços ambulatoriais, que envolvem procedimentos clínicos de consultas, fisioterapias, tratamentos clínicos, odontológicos e especializados. Todos tiveram grande evolução por conta das ações do ProSaúde Fila Zero.
“Observamos que, ao contrário de anos anteriores, quando há queda significativa em atendimentos ambulatoriais no último quadrimestre por conta de festas e férias, aumentamos em 20% a realização de exames de imagem, endoscopias, métodos diagnósticos em especialidades, entre outros, por conta dos mutirões do ProSaúde Fila Zero”, apontou Regina Maura.
O programa foi responsável por mais de 49 mil atendimentos em consultas, exames, cirurgias, atendimentos em telemedicina e fisioterapias, diminuindo em 75% a demanda que estava represada durante a pandemia.
Durante o quadrimestre a Secretaria de Saúde realizou mais de 80 ações. Entre elas ações de tecnologia e inovações, como o lançamento da Central Conectada, confirmação de consultas por WhatsApp e a Telemedicina, que em quatro meses realizou mais de 13 mil atendimentos em diversas especialidades.
A capacitação de funcionários para cuidados paliativos, orientações para Agentes Comunitários de Saúde sobre escorpiões, além da ampliação das ações do Núcleo de Educação em Urgência do SOS Cidadão 156, que treinou em primeiros socorros mais de 1,3 mil pessoas (entre profissionais da educação, alunos e colaboradores da Atenção Primária), também foram destaques no período.
A criação da Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal realizou diversas ações, como a retomada das castrações, a implantação do veterinário do NASF, o RG Animal, com a distribuição de plaquinhas com QR Code para localizar animais perdidos, canal de denúncias e as vacinações antirrábicas, que fecharam o ano com 1.313 aplicações.