SAMU Diadema ministra curso de primeiros socorros para GCM
Todo efetivo da Guarda passará pela atualização de conhecimentos no primeiro semestre
- Data: 02/03/2023 15:03
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
SAMU Diadema ministra curso de primeiros socorros para GCM
Crédito:Dino Santos
Atualizar os conhecimentos para o socorro de vítimas em ocorrências atendidas pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema é o principal objetivo da capacitação em Primeiros Socorros, ministrada pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade. A primeira turma teve início em 1º de março na sede da GCM. As turmas são semanais e com a participação de 15 profissionais.
Entre os temas abordados estão ferimentos, controle e sinais de hemorragias, queimaduras, crises de saúde mental, infarto agudo do miorcárdio, acidente vascular cerebral (AVC), parto de emergência, parada cardiorespiratória e engasgo. O enfermeiro do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Robson Araújo, ministrou a capacitação. “Vejo o treinamento das equipes da GCM como algo primordial e extremamente benéfico para os dois serviços que tem suas particularidades, mas com o objetivo final de prestar um bom serviço à população da cidade. E justamente por esse objetivo comum, a integração através dos treinamentos e capacitações melhora a atuação das equipes durante os atendimentos conjuntos”, avalia.
“Em situações de agravo à saúde mental que, muitas vezes, as equipes da GCM também estão presentes, o treinamento prévio possibilita mostrar a perspectiva dos profissionais de saúde nesse atendimento, em que o foco principal é o estabelecimento do vínculo ao invés de apenas “levar o paciente”. Quando necessário o uso do recurso terapêutico da contenção física, a oportunidade de treinar a técnica em conjunto possibilita uma maior chance de sucesso do procedimento com o mínimo de risco para o paciente”, explica Araújo.
Segundo o Comando da GCM, esse curso de qualificação com aprimoramento em primeiros socorros faz parte das exigências do Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal, além disso, a participação do profissional em uma série de cursos e treinamentos específicos é um dos requisitos para renovação anual da licença do porte de arma. “A experiência acumulada pela nossa GCM aponta que a instrução e o treinamento também são armas eficazes para que a Corporação continue atuando conforme as diretrizes da Ronda Cidadã, adotada pela Prefeitura em 2021”, explicou o comandante da GCM de Diadema, Edvaldo Mendes.
Equipe preparada
Durante o primeiro semestre de 2023, todos os 274 guardas civis passarão pelo curso. Com 23 anos de trabalho na GCM de Diadema, o GCM Classe Distinta Soares, destaca que é importante renovar e reforçar sempre o aprendizado. “Estamos acumulando conhecimentos que podem salvar vidas a qualquer hora e local. Assim podemos prestar um socorro eficiente às pessoas em casos de necessidade”, disse ele. Soares ainda relembrou uma situação de emergência que viveu dentro de casa. “Certa vez, a minha filha engasgou chupando uma bala. Por sorte, eu estava presente e tinha aprendido como agir em casos assim fazendo o procedimento de desengasgo conhecido por Manobra de Heimlich”.
Outra participante do curso foi a GCM 1ª Classe Mariney, com 20 anos de GCM Diadema. “É muito importante o efetivo estar devidamente capacitado para esses atendimentos porque quase sempre chegamos primeiro ao local da ocorrência. A cada curso, aprendemos novas técnicas e métodos que nos fazem atuar com mais confiança e eficiência na defesa da vida”, explicou ela.
NEP
O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU Diadema foi retomado no segundo semestre de 2022 com a missão de realizar treinamentos teóricos e práticos, manter a equipe preparada para atuar nas mais diversas ocorrências, sejam elas rotineiras, como traumas diversos, ou raras como parada cardiorrespiratória em recém-nascido, além de disponibilizar capacitação para demais serviços da rede municipal.
Conhecer os primeiros socorros é importante não apenas para prática diária, no trabalho, mas é algo importante para o dia a dia. É como um “seguro”, a gente espera não precisar usar, mas é importante ter. Por isso, pretendemos expandir na cidade, tanto para estudantes como população em geral”, afirmou o enfermeiro.
O SAMU do município conta com 12 veículos, sendo 10 de Suporte Básico e duas de Suporte Avançado, além de ambulâncias para reserva técnica.