Vacinas bivalente e contra a gripe estão disponíveis a pessoas em situação de rua
Imunização será feita por equipes do Consultório da Rua e também nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas da capital
- Data: 20/04/2023 08:04
- Alterado: 01/09/2023 17:09
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
População de rua
Crédito:José Cruz - Agência Brasil
Nesta quinta-feira (20), a vacina bivalente contra a Covid-19 chega a um novo público, as pessoas em situação de rua da capital. Serão imunizadas pessoas com mais de 12 anos, mesmo na falta de documentos pessoais. Além das equipes do Consultório na Rua, as Unidades Básicas de Saúde e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas farão a vacinação.
A vacina Pfizer bivalente está disponível também para grávidas e puérperas, pessoas com mais de 60 anos, residentes em Instituições de longa permanência, funcionários destes estabelecimentos, pessoas com imunossupressão e indígenas com mais de 12 anos, além de profissionais da saúde, pessoas com deficiência física permanente, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades.
Como os imunizantes monovalentes disponíveis, a vacinação contra a Covid-19 continua ainda em todas as faixas etárias a partir dos seis meses de idade na cidade de São Paulo. A primeira dose de reforço (1ª DR) é aplicada a partir dos três anos e a segunda dose de reforço (2ªDR) em toda a população acima de 18 anos de idade, sempre respeitados quatro meses de intervalo. Também a partir dos 18 anos está disponível a terceira dose de reforço (3ª DR) para pessoas imunossuprimidas.
Campanha contra a gripe
No caso da campanha contra a gripe, o imunizante está disponível ainda para pessoas com mais de 60 anos, crianças (com idade a partir de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), imunossuprimidos e indígenas, pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades, profissionais da saúde, profissionais da educação, profissionais de transporte coletivo rodoviário, de passageiros urbano e de longo curso, profissionais portuários; trabalhadores das forças de segurança e salvamento, das forças armadas e do sistema prisional, além de população privada de liberdade, incluindo adolescentes em medidas socioeducativas.
Multivacinação infantil
Também nas AMAs/UBSs Integradas e UBSs, a capital prossegue com a vacinação voltada ao público infantil, com a disponibilização de imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.
Na cidade de São Paulo, acompanhe a vacinação acessando o Vacina Sampa.
SERVIÇO – VACINAÇÃO NA CAPITAL
No dia 20 de abril (quinta-feira)
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Vacinação crianças, adolescentes e adultos – Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: Vacinação crianças, adolescentes e adultos – Funcionamento das 7h às 19h.
Megaposto: Vacinação adolescentes e adultos – Funcionamento das 8h às 17h.