Diadema compõe Frente Ambiental em defesa da Billings em Eldorado
Volta das atividades náuticas seria o resgate da vocação turística e histórica do bairro
- Data: 08/03/2023 16:03
- Alterado: 08/03/2023 16:03
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Divulgação
A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, participou, na sexta, 3/3, do lançamento da Frente Ambiental junto com entidades da sociedade civil, associação de moradores e outras pessoas que atuam na defesa da Represa Billings. A reivindicação principal do coletivo é o desassoreamento do braço do Reservatório em Eldorado, na divisa com o município de São Paulo, instalando um porto náutico e promovendo atividades de navegação, escola de vela e outras práticas esportivas e de lazer.
Importante destacar que a atual gestão da Prefeitura de Diadema tem nas suas prioridades retomar e contribuir com ações focadas na proteção e recuperação do Manancial Billings, buscando parcerias para desenvolvimento econômico local e incentivo ao ecoturismo. Atuando nesse sentido, a Municipalidade já está começando a implantar o futuro Parque Linear Billings. O projeto compreende que a área verde e de lazer seja instalada ao longo da margem da Represa, desde o Parque Ecológico do Eldorado até o final da Praia Vermelha, nas proximidades da estrada dos Pereiras.
O secretário adjunto de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Diadema, André Luiz, representou a Prefeitura no evento da Frente Ambiental. A reunião contou com a participação de integrantes de entidades como o MDV – Movimento em Defesa da Vida, Associações de Moradores do Sete Praias (SP), Associação de Moradores do Parque Jandaia (SBC), Universidade de São Caetano do Sul, além de outros residentes da região.
“A proposta de desassoreamento do braço da Represa Billings para fins de atividades náuticas se encaixa perfeitamente no plano ecoturístico do qual faz parte o Parque Linear em Eldorado”, explicou André Luiz. “O lema do Governo Filippi é de que ninguém faz nada sozinho, portanto ambos os projetos somados vão resultar em muitos benefícios em prol do meio ambiente e da população, além de incentivar atividades econômicas compatíveis com a região de manancial”, completou.
Na avaliação do secretário adjunto, o município de Diadema poderá contribuir com a proposta da Grupo, articulando junto à Sabesp no que diz respeito a ampliação da meta de coleta e tratamento de esgoto. Além disso, segundo André Luiz, seria importante envolver a Frente Ambiental na Repactuação do Projeto Billings, especialmente nas questões pertinentes ao desassoreamento, turismo sustentável, escola de velas e práticas náuticas.
Segundo André Luiz, a cidade de Diadema também gostaria de organizar em parceria com a Frente Ambiental, no mês de junho, um seminário amplo sobre técnicas de desassoreamento. Para isso, a ideia seria chamar para o debate alguns técnicos de Universidades, Cetesb, Ibama e da Prefeitura de São Paulo.
De acordo com o representante de Diadema, algumas propostas da cidade visando agilizar o processo seriam a de articulação imediata das questões de concessão da Emae, recursos e parcerias, junto à prefeitura paulistana. “Parte dessas sugestões e discussões serão levadas à reunião do nosso Conselho Municipal de Meio Ambiente entre março e abril”, informou André Luiz.
Integrantes da Frente Ambiental querem aproveitar a data do aniversário da Represa Billings (27 de março) para formalizar o pedido de desassoreamento ao Governo do Estado. Enquanto isso, o grupo vai continuar buscando reforços para o time com adesões de parlamentares municipais e estaduais.