Poupatempo mantém diretrizes de atendimento para pessoas surdas
Na data em que se comemora Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o Poupatempo contabiliza 10 mil colaboradores treinados para oferecer atendimento inclusivo
- Data: 24/04/2023 13:04
- Alterado: 24/04/2023 13:04
- Autor: Redação
- Fonte: Poupatempo
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
Reconhecido pelo atendimento humanizado a todos, sem distinção, o Poupatempo segue atento às necessidades dos cidadãos, sobretudo no que se refere a pessoas com deficiência.
Há 21 anos, em 24 de abril de 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida pela Lei 10.436 como meio legal de comunicação e expressão. Antes disso, o Poupatempo já investia em treinamento para seus funcionários, visando acolher àqueles com necessidades especiais. Já são 10 mil colaboradores formados em atendimento inclusivo.
Hoje, como parte do processo de capacitação, os colaboradores dos postos realizam curso de Libras, disponibilizado via EAD, pela plataforma de ensino à distância. As unidades de atendimento, em todas as regiões do estado, contam atualmente com funcionários habilitados para o atender em Libras.
No ano passado, o Poupatempo firmou parceria com o Instituto Lucy Montoro, que oferece oficinas de vivência voltadas para as abordagens a cadeirantes, cegos, deficientes intelectuais, além de surdos.
Até o momento, 4 mil funcionários já realizaram o curso de Libras e cerca de 300 participaram das oficinas do Instituto Lucy Montoro, que também são obrigatórias.
Além do atendimento direcionado à pessoa surda, vale lembrar que se houver interesse, o cidadão pode incluir o número da CID (Classificação Internacional de Doenças) no RG, o que facilita a identificação da pessoa com deficiência e suas eventuais necessidades.
Para ser atendido presencialmente no Poupatempo, é obrigatório agendamento prévio de data e hora, sem nenhum custo pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou ainda pelo Assistente Virtual chamado “P”, que atende no portal e também via WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974. Já de forma digital, o programa disponibiliza 260 serviços online.
Mais informações sobre serviços, endereço e horário de atendimento de cada unidade, acesse o site ou o app do programa.