População de Diadema renova Conselho Popular de Saúde
Apuração definiu os nomes dos 80 representantes que farão a interlocução dos moradores com a Unidade Básica de Saúde
- Data: 07/05/2023 09:05
- Alterado: 31/08/2023 20:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Igor Andrade Cotrim/PMD
Neste sábado (06/05), 6.560 moradores de Diadema foram às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para eleger os 80 membros do Conselho Popular de Saúde (CPS). Durante o pleito não houve intercorrência e todas as UBSs garantiram nova composição para o período de 2023-2025. A recordista de votos foi a UBS ABC, onde mais de 600 pessoas fizeram questão de votar.
Marusa Fernandes da Silva, do Apoio ao Controle Social da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), fez uma análise do processo eleitoral. “As eleições para o CPS do biênio 2023-2025 realizada hoje foi espelho de uma organização vinda de meses de trabalho por uma equipe que ultrapassa o setor de Apoio ao Controle Social, que é composta por mim e Alaíde, perpassa a Comissão Eleitoral do CPS, comunicação e equipe da SMS, além secretarias parceiras. O resultado não poderia ser outro a não ser uma eleição tranquila, organizada e com muita participação da comunidade”.
Cada Unidade terá quatro conselheiros, sendo dois titulares (mais votados) e dois suplentes (terceiro e quarto mais votados). Para o secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva, a participação da população fortalece e aperfeiçoa o Sistema Único de Saúde (SUS). “Acreditamos que junto com o Conselho Popular de Saúde vamos avançar ainda mais nas melhorias que já estamos fazendo em prol da saúde da nossa cidade. A participação popular vai ter cada vez mais voz nessa gestão, esse é o nosso compromisso”, ressaltou.
Atuação
A função do conselheiro de saúde é voluntária e entre suas tarefas está a de representar os interesses da população nas decisões político-administrativas relativas à saúde e ser um canal de participação direta do movimento e entidades populares na área.
A funcionária pública aposentada, Sandra Carolina, foi eleita pela primeira vez para atuar na UBS Paulina. “Trabalhei 28 anos na área da educação no Estado e depois que me aposentei, fiquei ociosa. Uma amiga me falou sobre o Conselho Popular de Saúde, fui pesquisar para saber o que era e o que poderia fazer para contribuir. Minha família apoiou essa decisão, meu filho ficou o dia todo hoje me dando forças. Espero fazer uma boa gestão e trabalhar para a população. Estou focada e animada para essa missão”, afirmou Sandra que teve 86 votos e ficou com o cargo de 1° Conselheiro Titular.
Reeleito para o cargo de Conselho Titular na mesma UBS, José Geraldo Laricão, teve 78 votos e sabe bem no que vai focar. “Sou um dos conselheiros mais antigos e posso dizer que o trabalho vale a pena. Depois de muita luta conseguimos garantir nossa UBS Paulina. Agora que já conseguimos a Unidade, nossa bandeira vai ser trabalhar para ampliar o número de grupos de promoção à saúde. A gente precisa incentivar a população a cuidar mais da saúde como forma de prevenção e não só cuidar quando fica doente. Acho importante também fazer uma aproximação maior da unidade com as lideranças locais para fortalecer o debate sobre a saúde”.
Moradora do bairro desde 92, Maria Raimunda Daniel registrou na urna o seu voto em Laricão por acompanhar seu trabalho como conselheiro de saúde há alguns anos e aprovar o que já foi feito. “É uma pessoa que sempre lutou por melhorias na área da saúde, principalmente, pela UBS Paulina. Então dei meu voto”.
Também constam como atribuições de um conselheiro acompanhar as atividades da UBS e o desenvolvimento de ações, programas e projetos implantados pela Secretaria Municipal da Saúde, cumprir rigorosamente o Regimento Interno do CPS e representar o CPS junto ao Conselho Municipal de Saúde definindo políticas e prioridades. Também participam dos Conselhos Gestores junto às UBSs.
Posse
A posse dos novos representantes do CPS está prevista para dia 16 de maio, às 18h, no auditório do Quarteirão da Saúde. O regulamento eleitoral do Conselho Popular de Saúde está disponível em http://arquivosdoe.diadema.sp.gov.br/arquivos_diario_oficial/publicacoes/2023/399/10032023_DOE_Diadema_346.pdf.
A relação completa com os eleitos e os votos por UBS/candidato está publicada no site da Prefeitura de Diadema, neste link: https://portal.diadema.sp.gov.br/saude/saude-participacao-e-controle-social/.
Dia D
Além da eleição do Conselho População de Saúde (CPS), as Unidades também promoveram vacinação contra influenza e covid-19 e acompanhamento para beneficiários do Programa Bolsa Família.
Cristiane Lopes, da equipe da Coordenação da Atenção Básica, afirma que foi um dia especial. “Agradecemos o empenho e dedicação das equipes nas ações da imunização, Bolsa Família, saúde bucal e, sobretudo, no apoio à eleição do Conselho Popular de Saúde, foi um sábado de muito sucesso. Viva o SUS”.
Mais informações em: https://portal.diadema.sp.gov.br/dia-d-em-diadema-aplica-7-800-doses-de-vacinas/.