Dia do Trabalhador: como as capitais irão comemorar o 1 de maio

O feriado do trabalhador contará com celebrações por todo o País, nesta segunda-feira

  • Data: 30/04/2023 13:04
  • Alterado: 30/04/2023 13:04
  • Autor: Edvaldo Barone
  • Fonte: ABCdoABC
Dia do Trabalhador: como as capitais irão comemorar o 1 de maio

Rio de Janeiro - Ato convovado pelas centrais sindicais reune milhares de manisfestantes na Cinelância, região central da cidade, contra as reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo governo. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Crédito:Tania Rêgo/Agência Brasil

Você está em:

Comemorado em 1° de maio, o Dia do Trabalhado, ou Dia do Trabalhador, é um dos feriados mais importantes no mundo. No Brasil, a data ganhou notoriedade a partir de 1917, mas somente em 1925 viria a ser declarada feriado, pelo então presidente, Artur Bernardes. A partir de então, anualmente o Dia do Trabalhador é celebrado em todo o País, como uma forma de homenagear e reivindicar os direitos da classe trabalhadora.

Este ano não será diferente, diversas capitais irão realizar comemorações para o Dia do Trabalhador. Confira:

São Paulo:

Na capital Paulista, o feriado será comemorado com muita música, política, diversidade e bom humor.

O ato está marcado para começar às 10h e segue até as 20h, no Vale do Anhangabaú. Com apresentação da atriz Samantha Schmutz, e dos atores Jeffs e Julio Silverio, a festa contará com shows de Zé Geraldo, Edi Rock, MC Soffia, Leci Brandão e muito mais.

O evento, pode contar ainda com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A expectativa é de que até 45 mil trabalhadores e trabalhadoras se reúnam no Vale do Anhangabaú.

Rio de Janeiro:

O Rio de Janeiro receberá no Parque Madureira Mestre Monarco, a partir das 9h, o Festival do Trabalhador com o tema “Emprego, renda, direitos, democracia e por mais empregos verdes”.

O evento contará com shows de Diogo Nogueira e Moça Prosa. Haverá ainda cadastramento para banco de empregos, vagas para pessoas com deficiência, jovem aprendiz e estágio; inscrição para cursos; orientação sobre currículo; posto de vacinação; cadastro único para programas sociais; feira cultural e de artesanatos; distribuição de mudas; ato ecumênico; homenagens a trabalhadores; serviços do INSS e do Ministério da Previdência Social e corrida de entregadores com bicicleta de carga.

Fortaleza:    

Em Fortaleza a data será celebrada com o evento Ceará de Oportunidades, nestas terça (2) e quarta-feira (3), em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral.

A iniciativa, além da mobilização para ampliar o encaminhamento para vagas de emprego abertas nas unidades do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT)/Sistema Nacional de Emprego (Sine), promoverá uma série de atividades e serviços gratuitos.

Brasília:

Na capital federal, o Dia do Trabalhador será marcado por atos contra e a favor do governo e, para garantir a segurança da população, haverá um reforço do policiamento na área central de Brasília. Ao todo, estão previstas sete manifestações para o feriado em diferentes pontos da capital federal.

Salvador:

Na Bahia, a celebração acontece no Farol da Barra, a partir das 14h. A cantora baiana Daniela Mercury agitara a festa acompanhada do Olodum.

O governador Jerônimo Rodrigues, também confirmou presença no ato, de acordo com a CUT. Neste ano os temas trazidos pelas centrais sindicais são a ampliação dos direitos, o combate à fome, por mais emprego, renda e o fortalecimento da democracia.  

Curitiba:

Quatro mutirões de emprego na Agência do Trabalhador Central de Curitiba serão promovidos em alusão ao Dia do Trabalhador. A programação será às quartas-feiras, das 9h às 16h, com entrega de senhas até 12h.

O primeiro mutirão será no dia 3 de maio e com foco na recolocação profissional do trabalhador com mais de 50 anos. No dia 10, a programação segue com a realização do Mutirão Empregabilidade Negra. Já no dia 17, o processo é direcionado ao público LGBTQIA+. E no dia 24, é a vez das Pessoas com Deficiência (PcD).

A previsão é de que sejam ofertadas, no mínimo, 500 vagas em diversos setores da economia. A expectativa é de que 15 empresas participem do processo seletivo, com possibilidade de contratação imediata.

Belo Horizonte:

Em Belo Horizonte, quem está em busca de orientação e recolocação profissional terá uma oportunidade especial de atendimento, esclarecimento de dúvidas e suporte na busca de vagas do SINE PBH em um plantão especial de atendimento em celebração ao Dia do Trabalhador dentro da programação de estreia do BH Mais Feliz 2023, das 9h às 14h, na Rua Sapucaí (Floresta).

Além do serviço de intermediação de mão de obra, também estará disponível no evento um plantão do Procon PBH, com atendimentos das 10h às 12h. A equipe estará disponível para acolher, orientar e esclarecer dúvidas dos consumidores gratuitamente.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados