Montanhista gaúcho irá escalar as sete maiores montanhas de cada continente

Ele passará por Aconcágua, na América do Sul, Kilimanjaro, na África, Denali, na América do Norte, Vinson, na Antártida, Elbrus, na Europa, Carstensz, na Oceania e Everest, na Ásia

  • Data: 03/05/2023 07:05
  • Alterado: 03/05/2023 07:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Montanhista gaúcho irá escalar as sete maiores montanhas de cada continente

Henrique Thomas conquistou o topo do Aconcágua.

Crédito:Divulgação

Você está em:

Pronto para conquistar os “topos” do mundo. Literalmente! O montanhista gaúcho Henrique Thomas se lançou com toda a energia para a realização do sonho da sua vida: escalar as sete maiores montanhas de cada continente nos próximos quatro anos: Aconcágua, na América do Sul, Kilimanjaro, na África, Denali, na América do Norte, Vinson, na Antártida, Elbrus, na Europa, Carstensz, na Oceania e Everest, na Ásia.

O amor pelo Montanhismo surgiu ainda na adolescência, quando morava em sua cidade natal Giruá, no interior do Rio Grande do Sul. Com 12 anos, leu a obra “No Ar Rarefeito”, de John Krakauer, na qual o autor relembra momentos dramáticos vividos juntos com seus companheiros na expedição mais mortal do Everest. “Fui tocado profundamente nesta obra e decidi que escalaria os sete maiores cumes de cada continente”, conta.

Adulto, começou a praticar o esporte e o que era um sonho começou a ganhar força. Mas foi só em 2022, um ano após o nascimento da filha, que criou o projeto “Sete Cumes para Sophia”, nome dado em homenagem a ela. “É o grande amor da minha vida e queria que, mesmo de longe, ela participasse comigo desta aventura, representando as gerações futuras”, diz, e afirma: “Ela é a minha motivação para realizar este sonho. Ela é o meu desejo de fazer um mundo melhor para que o futuro dela seja próspero e abundante em natureza e coletividade”.

Muito além de superar desafios, o projeto tem o objetivo de trazer para a pauta uma discussão importante sobre preservação ambiental. “Nosso verdadeiro desafio é garantir a conservação das belezas naturais dessas montanhas para que as gerações futuras possam vê-las. Isso só será possível a partir da conscientização de modo de vida mais coletivo, menos centralizador e individualista, e com mais respeito pelo meio ambiente”, destaca.
A primeira etapa foi concluída em janeiro deste ano, quando o montanhista superou grandes desafios e subiu o Aconcágua. “Durante a subida, vivi um momento de profunda reflexão sobre crescimento econômico e sustentabilidade”, recorda.

Atualmente, Henrique Thomas intensificou sua preparação para conquistar o Kilimanjaro. A subida acontece em setembro deste ano. “Minha preparação começa bem antes da viagem, pois é necessário estar muito bem preparado para uma escalada como esta, tanto fisicamente quanto mentalmente”, conta, e revela: “Faço musculação, treinos funcionais, corrida e caminha com peso nas costas. São, em média, duas horas de treino por dia”.

A cada etapa concluída, o montanhista vai registrar o feito. O material captado será transformado em um documentário. No total, serão sete episódios – sempre lançado ao final das expedições.

O projeto tem patrocínio máster do Own Time Home Club Gramado e da Sicredi Pioneira.

Henrique Thomas

Natural da pequena cidade de Giruá, no Rio Grande do Sul, Henrique Thomas começou a sonhar com este projeto ainda na adolescência. Em 2015, o montanhista realizou sua primeira grande aventura ao subir o pico Chacaltaya, na Bolívia, com 5.421 metros. No ano de 2022, conquistou o Tarija (5.350m), Pequeno Alpamayo (5.430m) e Huayna Potosi (6.088m), todos na cordilheira boliviana.

Períodos *estimados para as etapas do projeto “7 Cumes para Sophia”:

Kilimanjaro, África: setembro de 2023

Denali, América do Norte: maio de 2024

Vinson, Antártida: dezembro de2024

Elbrus, Europa: maio de 2025

Carstensz, Oceania: setembro de 2025

Everest, Ásia: abril de 2026

(*Poderá haver alterações nos períodos dependendo das condições climáticas e geopolíticas)

Own Time Home Club Gramado

Ancorado em uma tendência mundial de economia compartilhada, o Own Time Home Club Gramado apresenta conceito pioneiro no Brasil residências compartilhadas.

O empreendimento nasce sob o guarda-chuva da OwnerInc e de duas gigantes do segmento hoteleiro: Casa Hotéis, à frente do icônico Casa da Montanha, e ICH Administração de Hotéis (Intercity Hotels, Yoo2 Rio, Tru by Hilton e Cityhome by Intercity).

Compartilhar:

  • Data: 03/05/2023 07:05
  • Alterado:03/05/2023 07:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados