Festival de Troca de Livros movimenta mais de 1.000 exemplares em Diadema
Evento foi promovido pela Secretaria de Cultura e realizado pela Rede de Bibliotecas da cidade; próximas atividades serão realizadas em junho, agosto e novembro
- Data: 03/05/2023 15:05
- Alterado: 31/08/2023 23:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Festival de Troca de Livros movimenta mais de 1.000 exemplares em Diadema
Crédito:Divulgação/Rede de Bibliotecas de Diadema
Mais de 700 pessoas passaram pelas bancas de trocas do primeiro Festival de Troca de Livros de Diadema, que em abril movimentou 1.125 exemplares em oito eventos realizados pela Rede de Bibliotecas da cidade e promovidos pela Secretaria de Cultura. Entre os dias 4 e 28 de abril, todas as regiões de Diadema receberam o Festival, que contou ainda com contação de histórias e teve como objetivo promover a valorização da leitura, a troca de ideias e interação entre os participantes.
“Começamos pela Casa do Hip Hop e finalizamos com um grande sarau no Centro de Memória”, relatou a coordenadora da Rede de Bibliotecas da cidade, Ruymar Marazo Soares. “Nossa intenção foi fomentar a leitura, oferecer ao público a oportunidade de renovar suas coleções sem custo e estimular a circulação de obras entre os participantes, democratizando assim o acesso ao livro e à leitura”, completou.
Todos os eventos de troca foram totalmente gratuitos e as atividades nos Centros Culturais e bibliotecas também tiveram contação de história e celebrações de diferentes datas comemorativas de abril: o Dia Internacional do Livro Infantil (02), o Dia Nacional do Livro Infantil (18), o Dia Mundial do Livro (23) e também o Dia do Braille (10).
“Contamos com a parceria da Fundação Dorina Nowill para Cegos, com o projeto ‘Conta um conto: contação de histórias para todos’, que tem como objetivo promover a cultura popular, incentivando a imaginação e a ludicidade de crianças com idades entre 3 a 6 anos, com e sem deficiência visual, por meio de um conjunto de 12 histórias reproduzidas em mídias digitais”, detalhou Ruymar.
O Centro Cultural Nogueira, em parceria com a Biblioteca de Inclusão Nogueira, recebeu a contadora de história Ana Claudia que contou três histórias do projeto “Conta um conto” com tradução de libras da oficineira e intérprete Lucienne Baldez. Neste dia também esteve presente Perla Assunção, mediadora da Fundação Dorina Nowill.
Nos demais equipamentos foram exibidos vídeos de algumas das histórias do projeto que já é contemplado com a tradução de libras. “E utilizamos de recursos como máscara e objetos da história para as crianças terem a experiência do toque e fazerem o reconhecimento”, pontuou Ruymar.
“O Festival de Troca de Livros realizada pela Rede de Bibliotecas de Diadema nos espaços dos Centros Culturais demonstrou o quanto a população busca manter o hábito de leitura, trocando seus livros já lidos por outros que são novidades”, avaliou a bibliotecária da rede, Simone C. Souza. “Desde crianças ao grupo de terceira idade, eles procuraram e levaram um exemplar para sua leitura”, completou.
“Participei da troca de livros da Biblioteca Central e do Centro de Memória. Gostei muito do projeto, consegui ótimas trocas e doei livros que já não ia ler de novo, foi muito bom poder trocar os livros antigos por novas leituras, já estou ansiosa pelas futuras feiras de troca de livros”, afirmou Júlia Carina, moradora da cidade.
As próximas edições do Festival de Troca de Livros de Diadema estão programadas para serem realizadas nos meses de junho, agosto e novembro. A programação será divulgada em breve nos canais oficiais da Prefeitura de Diadema.