Universitários conhecem políticas públicas na área da segurança alimentar de Diadema
São estudantes da Universidade Federal do ABC, do curso de Políticas Públicas, que querem veem na prática como essas iniciativas acontecem.
- Data: 05/05/2023 08:05
- Alterado: 05/05/2023 08:05
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Alunos UFABC visitam horta da ONG Beija-Flor
Crédito:Dino Santos
Eles chegam em grupo, sobem a escada que vai dar nos fundos da ONG Rede Cultural Beija-Flor, unidade Vila Joaninha, no bairro Eldorado, em Diadema, e atentos ouvem o relato do educador em gastronomia, Guilherme Quero Mathias, que explica como a horta que fica no quintal da ONG é cuidada e como a produção de verduras e temperos é utilizada para alimentar crianças, entre 7 e 17 anos, assistidas pela entidade.
São dez alunos do curso de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC), que esta semana, estão em Diadema, para conhecer in loco como funcionam as políticas públicas municipais aplicadas pela Prefeitura da cidade na área da Segurança Alimentar.
A horta visitada é uma das plantações que integra o Programa de Agricultura Urbana, realizado pela Secretaria de Segurança Alimentar (SESA), que incentiva a população da cidade a produzir o seu próprio alimento e, com isso, aumentar o consumo de comida sem agrotóxicos, combater a fome e ainda criar consciência alimentar.
“O programa municipal foi instituído pela Prefeitura há mais de 13 anos e atualmente conta com mais de 60 hortas implantadas nos bairros, com participação direta dos moradores. São quatro tipos de modalidades de hortas: educacional, ocupacional, institucional e comunitária, sendo que está última, tem ainda o propósito de promover renda”, esclarece a diretora do Departamento de Gestão de Programas de Abastecimento da SESA, Edna Verônica Mendes da Cunha
Os universitários acompanham as explicações, anotam coisas que acham pertinentes e elaboram diversas perguntas.
Para a estudante Beatriz Almeida é muito interessante participar da visita e conhecer de perto como a programa é feito. “Como futura gestora pública vou ter que lidar mais com as ações práticas que as teóricas. Ver in loco como funciona a horta e como um projeto de política pública pode ser implementado é muito enriquecedor”, declara.
Para o geólogo e professor da UFABC, José Raimundo Sousa Ribeiro, que acompanham os alunos em Diadema, o trabalho de imersão que os estudantes estão fazendo na cidade é muito importante. “É uma visita que traz elementos materiais para eles. A parte teórica que os estudantes apreendem em sala de aula é fundamental, mas não basta. Diadema faz muito, com pouco, e isso é um desafio para os profissionais de gestão pública que têm que tocar programas diversos. É raro ver uma prefeitura que tem uma secretaria de segurança alimentar. Para os alunos é muito importante conhecer o trabalho desenvolvido aqui”, disse José Raimundo, que realizou mestrado e doutorado sobre a fome, pesquisa feita em bairros de São Paulo.
Além do Programa de Agricultura Urbana, que resulta na horta institucional da Rede Cultural Beija-Flor e em vários plantios por bairros de Diadema, os alunos do último ano de Políticas Públicas da UFABC conheceram outras ações sociais realizadas, na cidade, na área da segurança alimentar. Entre elas os programas Restaurante Popular, Cozinha Criativa e Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND). Os universitários visitaram, ainda, o Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (Cresand) e receberam explicações com funciona o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema (CONSEAD). Amanhã, quando as visitam se encerram, eles vão saber como funciona o Banco Municipal de Alimentos que atende cerca de 15 mil pessoas no município.
Apresentação – Além das ações da Secretaria de Segurança Alimentar, outros 50 estudantes, também do curso de Política Pública da UFABC, conheceram programas municipais de Diadema realizados nas áreas educação, habitação, segurança cidadã e cultura. Na próxima segunda-feira, 8 de maio, no campus UFABC – São Bernardo do Campo, será realizada apresentação sobre todos os programas vistos em Diadema. A exposição começa a partir das 14h.