Diadema convoca 408 alunos da EJA para avaliação oftalmológica
A ação vai disponibilizar gratuitamente óculos para aqueles que precisam e encaminhar, de acordo com cada caso, para subespecialidades da oftalmologia
- Data: 17/05/2023 19:05
- Alterado: 31/08/2023 20:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Igor Andrade Cotrim/PMD
A Prefeitura de Diadema, por meio das secretarias de Educação e Saúde, convocou 408 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal para mais um mutirão do Programa Lentes do Saber, que realizará avaliação oftalmológica e disponibilizará gratuitamente óculos para aqueles que apresentem necessidade do item.
Para esta ação, a Secretaria da Educação realizou o teste de Snellen em 727 estudantes de 15 a 87 anos e, destes, mais de 400 apresentaram algum comprometimento visual. No dia do mutirão, as pessoas que precisarem do uso de óculos escolherão a armação e, após a confecção das lentes, receberá o item. Além disso, de acordo com cada caso, o aluno poderá ser encaminhado para subespecialidades da oftalmologia para tratamento de retina, estrabismo, glaucoma, catarata e outros.
“A parceria da Saúde e a Educação começou ano passado dentro das ações do Projeto Prefeito Amigo da Criança e beneficia, não só as crianças, como também os alunos do EJA nessa nova fase. O mutirão amplia o acesso das pessoas ao serviço e é muito importante, pois ajuda no diagnóstico precoce de doenças oculares e ainda oferta o cuidado, quando é identificada a necessidade de uso de óculos. Toda a equipe do setor de Oftalmologia incluindo os residentes do Quarteirão da Saúde, estão engajados nessa parceria”, afirmou Maria Claudia Vilela, coordenadora do Quarteirão da Saúde.
Balanço
Desde o início do programa, em 2022, aproximadamente 3.500 estudantes da rede municipal passaram por testes de acuidade visual e 1.300 convocados para avaliação oftalmológica. Entretanto, apenas 366 compareceram ao mutirão do Lentes do Saber. Cerca de 140 estudantes necessitavam do uso de óculos e já foram contemplados com o item.
“Temos toda uma organização entre as equipes das Secretarias de Educação e Saúde, que estão totalmente dedicadas ao projeto. É de extrema importância que os estudantes não faltem em nenhuma das etapas, desde o teste de acuidade nas escolas, passando pelo mutirão no Quarteirão, escolha e entrega dos óculos”, afirma a coordenadora de Educação Especial e Inclusiva de Diadema, Ana Claudia Martins.
Para estimular a participação dos alunos e diminuir o número de faltas, a Secretaria de Educação irá disponibilizar transporte para ir ao Quarteirão da Saúde. A Prefeitura não reagenda as avaliações, assim, quando o aluno chamado não comparece o mutirão, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de origem para dar início ao processo de acompanhamento pela Saúde.
O próximo mutirão, previsto para 17 de junho, será realizado para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.