Presidente do BCE diz que inflação alta não impede aumento de juros
No início deste mês, o BC do bloco da moeda comum elevou os juros básicos em 25 pontos-base, o que levou a taxa de depósitos para 3,25%
- Data: 22/05/2023 08:05
- Alterado: 22/05/2023 08:05
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Economia
Crédito:Marcello Casal Jr - Agência Brasil
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, indicou, neste domingo, 21, que a autoridade monetária ainda não terminou o processo de aumento de juros, em meio a sinais de que a inflação segue “muito elevada” na zona do euro.
‘Crise bancária na Europa e nos EUA ainda não acabou’, diz especialista europeu
Em entrevista ao programa holandês Buitenhof, Lagarde reconheceu que houve avanços no objetivo de restaurar a estabilidade de preços, mas reiterou que os indicadores atuais não justificam uma “pausa” no aperto monetário.
A dirigente reforçou ainda o compromisso do BCE em se guiar pelos dados macroeconômicos. “Tantas coisas deram errados que não podemos fornecer o que chamamos de ‘forward guidance'”, comentou.
No início deste mês, o BC do bloco da moeda comum elevou os juros básicos em 25 pontos-base, o que levou a taxa de depósitos para 3,25%. Lagarde informou não ter em mente uma projeção para a trajetória futura dos juros. “O que sei é que seremos dependentes de dados”, ressaltou.