Diadema estimula Emprego Apoiado para pessoas com deficiência
Projeto disponibiliza assessoria, orientação, treinamento e acompanhamento personalizado para facilitar PcD na conquista de uma vaga no mercado de trabalho
- Data: 02/06/2023 20:06
- Alterado: 02/06/2023 20:06
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos/PMD
Apenas 1,07% dos trabalhadores formais do Brasil em 2021 eram pessoas com deficiência (PcD), segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho. Para facilitar o encontro entre candidatos e empresas que procuram por profissionais com esse perfil, Diadema conta com o Projeto “Emprego Apoiado para Pessoas com Deficiência”, sem nenhum custo para os candidatos à vaga nem para as empresas contratantes.
A iniciativa é do Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência – PRONAS/PCD, e a Secretaria Municipal da Saúde de Diadema.
Para participar é preciso ter, no mínimo, 18 anos de idade e apresentar documento de identificação e laudo que caracteriza a deficiência. O interessado precisa agendar o atendimento pelos telefones 37059112 e 91786 9656 (WhatsApp).
A partir de então, a equipe do projeto levanta o perfil vocacional e profissional, prepara o currículo e apresenta para as empresas. Há acompanhamento das entrevistas e do posto de trabalho, além de treino de trajeto, quando necessário. “Disponibilizamos assessoria, orientação, treinamento e acompanhamento personalizado, dentro e fora do local de trabalho, para que a pessoa com deficiência seja apoiada desde a indicação para a vaga, contratação, até sua autonomia na realização das atividades em seu posto de trabalho”, explica a coordenadora técnica, Lourdes Ventura.
A previsão é a de que, até dezembro de 2024, ao menos 250 pessoas sejam beneficiadas com a intermediação da vaga.
A captação de oportunidades ocorre diretamente com os empregadores e as empresas que desejarem auxílio na contratação de pessoas com deficiência também podem entrar em contato com o projeto para disponibilizar as oportunidades de emprego.
Serviço:
Emprego Apoiado para Pessoas com Deficiência em Diadema
Agendamento apenas pelos telefones 37059112 ou 91786 9656 (WhatsApp).