14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue

Campanha Junho Vermelho do GSH Banco de Sangue de Santo André reforça a importância do gesto solidário que salva vidas

  • Data: 13/06/2023 11:06
  • Alterado: 13/06/2023 11:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: GSH Banco de Sangue de Santo André
14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue

Crédito:Divulgação

Você está em:

Nesta quarta-feira, 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Essa data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2004, em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%, segundo o Ministério da Saúde.

Para reforçar a importância da data e a necessidade de estimular as doações, o Banco de Sangue de Santo André está realizando ações de conscientização alusivas ao mês temático, veiculadas em seus canais de mídias sociais, com a chamada: “A vida precisa de você – tome a iniciativa e doe sangue neste Junho Vermelho”.

 Até o dia 15 de junho (ou enquanto durarem os estoques), os doadores estão sendo homenageados com pequenos brindes, como uma forma de reconhecimento ao seu dia especial e à prática solidária desse gesto de amor pelo próximo.

Esse período de sensibilização coincide com uma das temporadas de maior necessidade de estímulo às doações, que é a chegada do inverno, em que há uma queda acentuada no número de doadores, em razão das temperaturas mais frias e das doenças respiratórias típicas da estação.

Atualmente, os estoques sanguíneos da unidade estão 60% abaixo do nível ideal, um índice considerado muito crítico. “Estamos recebendo apenas cerca de 30 doações por dia, quando o ideal são 70 coletas diárias, para que se possa atender com equilíbrio às demandas dos hospitais. Esse número é muito baixo, sob risco de faltar bolsas de sangue para atendermos nossos pacientes”, afirma Genésio Mesquita, líder de captação do Banco de Sangue.

O GSH Banco de Sangue de Santo André atende a mais de 26 hospitais da região, fornecendo bolsas de sangue aos pacientes que estão internados e precisam de transfusão para se recuperarem.

A instituição atende aos doadores de segunda a sábado, das 7h às 12h, na Av. Dom Pedro II, 877, Jardim (Próximo ao Parque Celso Daniel), com estacionamento no local.

Compartilhar:

  • Data: 13/06/2023 11:06
  • Alterado:13/06/2023 11:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: GSH Banco de Sangue de Santo André









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados