Procon Diadema forma primeira turma da Escola para o Consumo
Formação, voltada para empreendedores que atuarão na festa de São João de Diadema, abordou conhecimentos básicos de direito do consumidor, proteção à saúde e prazos para reclamação
- Data: 22/06/2023 08:06
- Alterado: 22/06/2023 08:06
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Escola Municipal de Educação para o Consumo
Crédito:Mauro Pedroso
A Escola Municipal de Educação para o Consumo de Diadema realizou, nesta quarta-feira (21/06), a certificação da primeira turma do Curso de Direitos Básicos do Consumidor. A capacitação ocorreu entre 6 e 15 de junho e foi direcionada a 60 empreendedores da cidade que comercializarão comidas e bebidas típicas no São João de Diadema 2023. A escola é ligada ao Procon Diadema, da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos.
Adriana Gonçalves da Conceição entrou no ramo recentemente e a festa junina será o primeiro evento de grande porte que ela participará com a venda de cachorro quente. O curso representa mais uma etapa em sua formação empreendedora. “É importante ter esse passo a passo para conhecer e os direitos e como atender e fornecer um produto melhor”, afirma. Já para Jorgina Maria dos Reis, que trabalha com acarajé, a capacitação complementou os conhecimentos que já possui. “O curso ajudou bastante. Principalmente na questão de ter claro o que é direito e o que não é. Isso vai ajudar tanto nas vendas quanto no dia a dia, porque todo mundo é consumidor”, garantiu.
Durante a cerimônia de entrega de certificados, a secretária de Assuntos Jurídicos de Diadema, Débora Baptista, reforçou a importância do serviço. “Estamos concretizando o projeto da Escola, que tem o papel de levar informação para o fornecedor, de ser um espaço de reflexão e discussão sobre o consumo, para que todos possam exigir seus direitos e fazer escolhas mais conscientes”, ressaltou.
Aula
O Curso de Direitos Básicos do Consumidor é parte do processo de formação desses profissionais, que integram cooperativas incubadas na Casa da Economia Solidária, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET). Cada encontro teve duração de duas horas e abordou noções básicas de direito do consumidor; proteção à saúde, segurança e informação; publicidade; prazos para reclamação; cobranças, entre outros temas. A coordenadora da escola e responsável pelo módulo, Rosana Coelho, agradeceu o empenho dos alunos durante as aulas. “Foi uma troca de experiências gratificante. Reforço que estamos de portas abertas para tratar qualquer problema de relações de consumo ou esclarecer dúvidas quanto a fornecedores”.
Escola
Inaugurada em março deste ano, a Escola Municipal de Educação para o Consumo de Diadema objetiva estimular a educação para o consumo como forma de contribuir com o equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores, a conscientização de direitos e a necessidade de preservação dos recursos naturais do planeta.
Serviço:
Procon Diadema / Escola Municipal de Educação para o Consumo
Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.
Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207.
Email: [email protected]