Vacinação contra a gripe em Diadema é prorrogada até dia 31 de julho
Imunização está disponível diariamente nas 20 UBSs e ajuda a proteger contra casos graves da doença
- Data: 30/06/2023 20:06
- Alterado: 30/06/2023 20:06
- Autor: Redação
- Fonte: Agência Brasil
Crédito:Divulgação
A Campanha de Imunização contra a Influenza que terminaria sexta-feira (30), foi prorrogada pela Secretaria Municipal da Saúde de Diadema (SMS) por mais 30 dias em consonância com as orientações do Governo Estadual.
A SMS orienta que todas as pessoas acima de seis meses de idade que ainda não se vacinaram devem procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS), o quanto antes para garantir a dose contra a Influenza (gripe), principalmente aquelas pessoas que integram os grupos definidos pelo Ministério da Saúde como prioritários, devido maior risco de adoecimento. São eles: idosos com mais de 60 anos de idade, crianças entre seis meses e seis anos, povos indígenas, profissionais da saúde, professores, pessoas com comorbidades, integrantes das forças de segurança e salvamento, integrantes das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e população privada de liberdade.
“Nós temos o desafio de melhorar a cobertura vacinal dos grupos elegíveis (crianças, gestantes, puérperas, idosos, professores, trabalhadores da saúde e população indígena vivendo em terras indígenas ou vivendo fora de terras indígenas), mas reforçamos que a vacina também está disponível para todos os munícipes interessados”, lembra a enfermeira Shirley Felix Cezário de Melo, coordenadora do Programa Municipal de Imunização.
A gripe geralmente causa febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, mas casos mais graves podem afetar as crianças menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo levar até à morte.
“A vacina não evita a doença, mas uma vez imunizado, a pessoa corre menos risco de contrair a gripe, transmitir a doença e evita assim hospitalizações e, em casos mais sérios, óbito”, afirma a coordenadora da Vigilância em Saúde de Diadema, Cristina Marins.
Campanha
A campanha deste ano teve início em 10 de abril e, até o momento, mais de 86 mil doses foram aplicadas na cidade.
A vacina deste ano é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B atualmente. Pode ser recebida conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e outras vacinas de rotina sem restrições.
Em Diadema, a vacina contra a influenza está disponível diariamente em 20 Unidades Básicas de Saúde. Confira aqui os endereços dos postos de vacinação: https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.
Para receber o imunizante é necessário apresentar o documento pessoal com foto e, se possível, CPF e a carteira de vacinação. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade.