Prefeitura de Santo André anuncia investimento em frota de ônibus 100% elétrico

"Ainda que o custo desses veículos, comparados ao veículo comum, seja um pouco elevado, a gente não tem dúvida que isso vale a pena”, afirma prefeito Paulo Serra

  • Data: 03/07/2023 20:07
  • Alterado: 31/08/2023 16:08
  • Autor: Be Nogueira
  • Fonte: ABCdoABC
Prefeitura de Santo André anuncia investimento em frota de ônibus 100% elétrico

Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC

Você está em:


Em uma cerimônia reservada à imprensa, nesta segunda-feira (3), o prefeito Paulo Serra anunciou o novo investimento em mobilidade urbana, com o ônibus 100% elétrico. A decisão foi pautada na sustentabilidade, com a diminuição da emissão de CO2, e no maior conforto do usuário. 

Com investimento inicial de R$250 mil reais, o ônibus passará por uma semana de testes para avaliar sua autonomia dentro das especificidades das vias andreenses. A primeira linha beneficiada é a B21, que liga o bairro Cidade São Jorge ao Campestre, sendo uma das mais extensas da cidade, operada pela Viação Guaianazes. Posteriormente, o ônibus irá percorrer também linhas da Viação Vaz. 

“Hoje inicia uma nova fase, há mais de um ano que a gente vem fazendo testes na cidade com o ônibus de combustível não poluente, no caso o elétrico. A partir de hoje começa a andar nas linhas da cidade, linhas que vão ser definidas nos próximos dias. A gente vai testar em todas características de linha, as mais longas, ou com bastante ocupação, para a gente na prática entender a capacidade”, releva o prefeito. 

A chegada da nova frota ao dia a dia dos usuários tem prazo de até janeiro de 2024, mas só a partir das avaliações após os testes, que será determinada a quantidade de veículos elétricos que comporá a frota municipal. 

“A partir desses testes que vamos fazer na prática, a gente quer apresentar, no segundo semestre, um plano de troca dessa frota. Ainda que o custo desses veículos, comparados ao veículo comum, seja um pouco elevado, a gente não tem dúvida que isso vale a pena”, explica Paulo Serra. 

Para a população, os benefícios vão desde uma preocupação a longo prazo, com saúde e bem-estar coletivo a partir da sustentabilidade, ao conforto de um ônibus maior, com ar condicionado, entrada para carregamento via USB e menor ruído. 

“A questão da sustentabilidade é fundamental. Da parte de emissão de gases poluentes, 50% de 50% vem de veículos automotores, e os ônibus acabam colaborando muito. Então tem uma contribuição enorme para o meio ambiente a gente iniciar com esse tipo de tecnologia, além do conforto para o úsuário”, completa Serra. 

Com 240 km de autonomia, o novo modelo promete cumprir quase que toda a quilometragem média, que um ônibus percorre diariamente na cidade, que atualmente chega a 250 km a rota mais extensa. 

São necessárias apenas de três horas para um carregamento completo, e uma única bateria alimenta até dois ônibus ao mesmo tempo. E durante a ação de frenagem ocorre uma auto recarga de bateria. 

O ônibus é da empresa Eletra, situada em São Bernardo do Campo, responsável também pela frota elétrica de São Bernardo, anunciada em junho. Sendo Santo André, a segunda cidade do ABC Paulista a investir no modelo 100% elétrico.

Compartilhar:
1
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
1
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
1
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
1
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
1
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
1
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC

  • Data: 03/07/2023 08:07
  • Alterado:31/08/2023 16:08
  • Autor: Be Nogueira
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados