Borboletário de Diadema como opção de passeio gratuito para as férias
Complexo ambiental onde está localizado o borboletário, é uma experiência ambiental completa com jardim botânico, trilha, e animais silvestres
- Data: 11/07/2023 00:07
- Alterado: 31/08/2023 17:08
- Autor: Be Nogueira
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:
Reinaugurado no final de junho, o borboletário – que é o primeiro da Região Metropolitana de São Paulo, inaugurado em 2005 – foi revitalizado. Parte de um complexo ambiental, o espaço é uma oportunidade de passeio educativo e imersivo para crianças, jovens e adultos.
Visando a educação ambiental e a conexão das pessoas com a natureza, o passeio é gratuito, sendo necessário apenas agendamento prévio pelo site : www.diadema.sp.gov.br/borboletario. E aproveitando o clima de férias, vamos contar um pouco sobre o que o passeio oferece:
Em uma área verde de Mata Atlântica preservada, de 26.000 m², parte é reservada para o borboletário que abriga aproximadamente 200 borboletas, número mutável conforme se passam os ciclos de vida de cada espécie
Entre as moradoras estão as borboletas Caligo, Ascia e Olho de Coruja. O centro é um espaço também de estudo e pesquisa das espécies, e durante a excursão todas essas informações são repassadas aos visitantes por um guia.
Quanto tempo vive uma borboleta? Como funciona sua reprodução? Mitos e curiosidades sobre as polinizadoras são desvendados. Com linguagem acessível para o entendimento de todos, os guias mostram os ovos das borboletas, elas ainda como lagartas, depois em seus casulos. Tudo isso enquanto elas sobrevoam o grupo.
Após conhecer as borboletas, é possível completar o passeio com um o jardim botânico dentro de uma trilha de 3.000, com árvores nativas da Mata Atlântica como, Jequitibá, Jatobá, Cambuci, Quaresmeira e Palmeiras Jussara.
Serviço:
Endereço Rua Ipitá, 193 – Jardim Inamar, Diadema
Horário: terça a sexta-feira, das 9h às 11h e da 13h às 14h30
Telefone: 4059-7600 / 4059-7619.
Site para agendamento: www.diadema.sp.gov.br/borboletario