Fábricas de Cultura abrem 8 mil vagas para 400 atividades artísticas gratuitas
Público também poderá participar das Oficinas de Férias com exploram diversas temáticas, como games, karaokê e lambe-lambe
- Data: 11/07/2023 16:07
- Alterado: 11/07/2023 16:07
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Fábrica de Cultura Diadema
Crédito:André Hoff
Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos que exploram diversas linguagens artísticas, culturais e tecnológicas, das Fábricas de Cultura das zonas norte e sul, Diadema e Osasco, gerenciadas pela Poiesis. São quase 400 opções entre Trilhas de Produção e Ateliês de Criação, totalizando 8 mil vagas distribuídas entre as unidades, com aulas nos períodos da manhã, tarde e noite. Os Ateliês têm a duração de um semestre e acontecem duas vezes por semana, enquanto as trilhas duram de dois ou quatro meses e ocorrem uma vez por semana.
Os interessados menores de 18 anos devem participar dos cursos no contraturno escolar. Para se inscrever é necessário apresentar RG e comprovante de residência – no caso de crianças e adolescentes, os responsáveis precisam apresentar a documentação – na unidade do curso de interesse. É possível realizar uma pré-inscrição no site.
As aulas terão início no dia 8 de agosto, terça-feira. Todos os materiais necessários para as aulas são oferecidos pelas unidades. Os interessados podem se inscrever até 45 dias depois do início das aulas ou até o preenchimento das turmas. O início das aulas pode estar longe, mas enquanto se inscrevem os futuros aprendizes podem participar das Oficinas de Férias que ocorrem em todas as unidades. Não é necessário se inscrever para participar das oficinas de lazer.
Confira alguns destaques:
Na Fábrica de Cultura Brasilândia será possível se inscrever na Trilha de Criação de Drones, composta por técnicas de montagem e manutenção de drones. As aulas serão aos sábados, das 9h às 12h. Como opção de Oficina de Férias, o público poderá participar da Oficina de Maquiagem Artística no dia 25, terça-feira, às 14h. A atividade mostrará as técnicas básicas, como delineados e contornos, esfumação e marcação de rosto, além da utilização de pedraria e glitter. Na unidade da Brasilândia também há opções de oficinas de balé, vídeo poesia e mímica.
Outra opção pela zona norte é o Ateliê de Teatro para Crianças na Fábrica de Cultura Jaçanã, que abre espaço para experimentação da prática teatral de forma lúdica, com improvisação, criação de personagens, figurinos e adereços. As aulas serão às quartas e sextas, das 14h às 16h45. Quem quiser soltar a voz não pode perder o Karaokê como parte da agenda de Férias no dia 19, quarta-feira, às 14h. Os participantes poderão cantar as músicas favoritas e dançar bastante ao som de ritmos variados.
Já a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha irá oferecer a Trilha de Criação de Games, onde os aprendizes aprenderão a criar um jogo do zero utilizando a plataforma construct. As aulas serão realizadas às quartas, das 10h às 12h. Uma opção mais artística para as férias é a Oficina de Lambe-Lambe no dia 20, quinta-feira, às 14h, que ensinará a tirar fotos, ampliá-las e imprimi-las para então montar as imagens e colá-las numa folha de papel cartão.
Na zona sul tem a Trilha de Circo para Família na Fábrica de Cultura Capão Redondo. Essa formação mostrará práticas circenses como acrobacias, tecido e palhaçaria para que crianças e responsáveis aprendam juntos. As aulas são aos sábados, das 10h às 13h. E quem for passar pela Fábrica durante as férias poderá participar da Oficina de Confecção de Bonecas Abayomi (bonecas de pano criadas na década de 1980 pela artista e artesã maranhense Lena Martins), conhecendo o contexto histórico e de representatividade em que surgem, no dia 26, quarta-feira, às 9h.
Bem perto dali, na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, têm formações para todos os gostos. No Ateliê de Cinema e Audiovisual os aprendizes terão a oportunidade de escrever e produzir narrativas na linguagem cinematográfica, com encontros às terças e quintas, das 14h às 16h45. Durante as férias, os interessados em conhecer um pouco mais da linguagem tecnológica poderão aproveitar a Oficina Games XP no dia 12, quarta-feira, às 14h. A atividade reunirá diversos jogos eletrônicos, incluindo experiências com óculos de realidade virtual e jogos multiplayer de computador.
Quem estiver na Região Metropolitana poderá aproveitar a variedade de cursos e atividades oferecidos nas Fábricas de Cultura de Diadema e Osasco. Em Diadema, a Trilha de Produção Cultural: escrita de Projetos para Editais, com encontros às quintas, das 19h às 21h, é indicada para produtores e artistas que buscam aprofundar conhecimentos sobre leis de incentivo, editais e escrita de projetos. Para aproveitar as férias, a unidade realiza a Oficina de Montagem e Teste de Óculos de Realidade Virtual, em que os participantes aprenderão a construir os próprios óculos utilizando o celular e papelão. No dia 26, quarta, às 14h.
Já em Osasco, o público pode participar do Ateliê Maker: Fantasias, Cosplay e Acessórios voltado para a produção de vestimentas, acessórios e máscaras, itens de performance de personagem, usando processos e equipamentos de fabricação digital. Os encontros serão realizados às terças e quintas, das 9h às 11h45. Dentre as Oficinas de Férias oferecidas pela unidade, o público poderá se divertir com a ação Vídeos Criativos com Chroma Key, no dia 18, terça-feira, às 10h, para criar as próprias produções utilizando os recursos visuais desta ferramenta.
É possível consultar a grade completa no site das Fábricas de Cultura. O programa Fábricas de Cultura é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e as unidades das zonas norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape são gerenciadas pela Organização Social Poiesis.
Tem uma proposta de formação? Manda para o Banco de Projetos das Fábricas de Cultura. A cada semestre, uma equipe da área artístico-pedagógica analisará propostas condizentes com as diretrizes do programa para compor a grade de cursos. Saiba mais no site.