Detran-SP realiza campanha de conscientização sobre riscos da combinação álcool e volante

Equipe da autarquia usou bafômetro e panfletos para mostrar ao público do SP Gastronomia perigos da ingestão de bebida e dirigir

  • Data: 05/07/2023 08:07
  • Alterado: 05/07/2023 08:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Detran.SP
Detran-SP realiza campanha de conscientização sobre riscos da combinação álcool e volante

Equipe da autarquia usou bafômetro e panfletos para mostrar ao público do festival perigos da ingestão de bebida e dirigir

Crédito:Divulgação

Você está em:

O Departamento Estadual de Trânsito paulista (Detran-SP) participou do maior evento de gastronomia do país, o SP Gastronomia, que aconteceu de 29 de junho a 2 de julho, no Parque Villa Lobos, na capital paulista, com um estande institucional de 6 metros, com totem de atendimento do Poupatempo, que realizou 71 agendamentos de serviços relacionados à habilitação e à documentação dos veículos, e uma ação volante de teste de bafômetro, que foi aplicado em mais de 1.800 pessoas, sem caráter punitivo, apenas para orientação do público presente.

Durante o evento, o Detran-SP aproveitou a oportunidade para promover a campanha educativa de férias do meio do ano, “No trânsito, dê férias para a morte”, incentivando os participantes do evento à conscientização sobre a relevância do respeito às leis de trânsito. No estande ainda foram disponibilizados materiais informativos, como panfletos e exibição da campanha, abordando dicas para segurança no trânsito no período de férias. Além disso, os colaboradores da autarquia distribuíram flyers com dicas de viagem segura.

“A ideia dos etilômetros no Gastronomia SP é para trazer a conscientização e preocupação para o cidadão de quando dirigir, não consumir álcool. De forma lúdica e interativa aproximamos o órgão de trânsito do cidadão no momento em que ele decide beber ou não”, comenta Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP. A equipe da instituição ainda esclareceu dúvidas sobre questões e prestação de serviços relacionadas ao trânsito, como habilitação, documentação veicular, infrações e educação no trânsito.

Foco constante na conscientização

Desde fevereiro, o Governo de São Paulo, por meio da nova gestão do Detran-SP, promove campanhas de comunicação com o intuito de conscientização para a diminuição de acidentes, seja no trânsito das cidades como nas estradas. No Carnaval, o mote adotado foi “Palavras mentem. Números, não”, para o slogan “Neste Carnaval, não dê desculpas. Se beber, nem pense em dirigir”. As peças demonstravam que não cabem desculpas esfarrapadas para justificar o injustificável, como a direção combinada ao álcool, pois ninguém está imune a tragédias.

Já em maio, o foco da campanha sobre o Maio Amarelo foi “No trânsito, respeite a sua vida e a dos outros”, com o intuito de refletir diante de relatos reais de quem teve sua trajetória impactada por acidentes.

Desde o Carnaval de 2013, o Detran-SP também contribui para o cumprimento da Lei Seca, conhecida como Tolerância Zera, coibindo casos de embriaguez ao volante por meio do Programa Operação Direção Segura Integrada (ODSI), fiscalizações realizadas em parceria com as polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, focadas na redução e prevenção dos acidentes causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com direção. Nesses 10 anos de ODSI, foram mais de meio milhão de veículos (564.476) fiscalizados, em 2.147 operações pelo programa.

Ao longo de 2022, aconteceram 382 ODSIs no Estado, com a participação de 2.143 profissionais do Detran. E, 2023, de janeiro a maio aconteceram 177 operações, com 75.109 veículos fiscalizados. Na série histórica da ODSI, fica evidente a importância das fiscalizações: em 2013, foram 52 ações realizadas em todo o estado, com 9,85% das abordagens resultando em infrações. Já no ano passado, quando os números saltaram para 382 operações, houve redução pela metade das infrações registradas: 4,88% do total de abordagens.

As campanhas de comunicação, assim como as fiscalizações de ODSI do Detran-SP, têm demonstrado impacto positivo nos indicadores de óbitos em função de acidentes de trânsito no Estado. Segundo dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e pelo Detran-SP, em abril deste ano foi registrada redução de 17% nas mortes no trânsito, em comparação ao mesmo mês do ano passado. Em maio deste ano, na comparação com maio de 2022, a redução foi de 11%.

Compartilhar:

  • Data: 05/07/2023 08:07
  • Alterado:05/07/2023 08:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Detran.SP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados