Mostras de Bruno Novaes e Renata Pelegrini terminam nesta semana em Santo André
Exposição Diário 366 encerra temporada no Salão de Exposições do Paço na sexta; mostra Tentacular fica na Casa do Olhar até sábado
- Data: 06/07/2023 16:07
- Alterado: 31/08/2023 21:08
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
Crédito:Helber Aggio/PSA
Nesta sexta-feira (7) e no sábado (8) duas exposições que ocupam espaços dedicados às artes visuais deixam Santo André. A primeira a encerrar seu período de exposição é a mostra do artista plástico Bruno Novaes, chamada Diário 366, que está desde 13 de maio no Salão de Exposições do Paço. Já o sábado é o último dia para conferir a exposição Tentacular da artista plástica Renata Pelegrini, que termina sua temporada iniciada em 27 de maio, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto. As duas exposições são gratuitas.
Diário 366 é um projeto construído a partir de registros diários feitos com diferentes linguagens no ano bissexto de 2016, pelo artista Bruno Novaes, e que contou com a participação de mais de 300 voluntários e texto curatorial de Júlia Lima. A exposição traz ao Salão de Exposições do Paço as páginas do diário de Bruno Novaes em texto, desenho, colagens e fotografia, bem como os objetos enviados pelos voluntários e o livro, lançado em 2021, que está disponível para manipulação. O endereço é Praça IV Centenário, no Centro.
A exposição Tentacular, de Renata Pelegrini, reúne pela primeira vez na Casa do Olhar Luiz Sacilotto parte dos trabalhos realizados pela artista plástica entre os anos de 2008 e 2023. Confeccionadas em papel, gravetos e cerâmica, as peças selecionadas por ela para a exposição compõem um conjunto de obras, situações e épocas distintas de sua produção. “Tentacular” é o nome tanto de sua pesquisa artística, quanto da busca e do seu modo de operar incessante.
Livro – Renata Pelegrini voltou à Casa do Olhar Luiz Sacilotto no último sábado (1º) para o lançamento do livro “Tentacular”, no qual relata a pesquisa que deu origem à exposição de mesmo nome. O lançamento foi registrado pela fotógrafa Christina Rufatto.
Trata-se de uma publicação de 60 páginas idealizada em 2022 e que inspirou o título da exposição na Casa do Olhar. As imagens são da própria Renata Pelegrini e bem como os textos que foram escrito também por Bianca Coutinho Dias, que participou do lançamento. O projeto gráfico é de Ruth Alvarez.