Revitalização traz novo visual para biblioteca em Diadema
A Prefeitura de Diadema, entregou na tarde de hoje, 17/09, a revitalização da Biblioteca Santa Luzia, no bairro Taboão.
- Data: 17/09/2020 16:09
- Alterado: 17/09/2020 16:09
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Novo visual da Biblioteca Santa Luzia
Crédito:Mauro Pedroso
O local é o nono equipamento de cultura a receber a melhoria, que traz mais conforto e modernidade aos frequentadores e nova ressignificação nos serviços oferecidos. Com a revitalização, o prédio recebeu reparos e manutenção na parte elétrica, hidráulica e no telhado, letreiros na fachada e pintura geral. Internamente foram trocados pisos e portas e reestruturado o sistema de monitoramento, trazendo mais segurança ao local.
Na parte externa lâmpadas foram tocadas, corrimãos e gradis pintados e o paisagismo refeito. Além das cores fortes e diversas que dão um novo visual à entrada da biblioteca, na parede lateral do prédio foi pintado um grafite gigante, de autoria do artista plástico Edinho, em que aparece, em destaque, uma garota no exercício da leitura. O processo de reforma envolveu, ainda, a Sala de Ginástica, que recebeu pintura e troca de parte do piso.
“Essas revitalizações trazem mais melhorias e beleza para os prédios públicos e programações diversificadas aos espaços de cultura de nossa cidade”, afirma o prefeito Lauro Michels. Ele ressalta que fomentar ações culturais é fundamental “porque, além de espalhar mais conhecimentos, é também uma forma de promover lazer à população”, disse.
Espaço Kids – Com livros, pufes coloridos e tapetes em borracha EVA, a Biblioteca Santa Luzia ganhou o Espaço Kids, para receber a garotada. Preparado para realizações de brincadeiras, jogos educativos e leituras, o local será ponto de encontro para apresentações de teatro, contações de histórias e de acesso a obras de autores brasileiros, que escrevem para o universo infantojuvenil. Entre eles Pedro Bandeira, Ruth Rocha, Tatiana Belinky e Ana Maria Machado. Outros livros disponíveis são os clássicos infantis da literatura mundial, que tem grande procura pelas crianças.
Segundo a secretária de Cultura, Valquíria Pessoa, o Espaço Kids será um local onde a criançada vai poder soltar a imaginação. “Temos aqui um ambiente lúdico, aconchegante e de interação entre o público infantojuvenil. Quando o funcionamento da biblioteca ficar normalizado, o que ainda não ocorreu por causa da pandemia, o Espaço Kids se tornará um lugar de estímulo à inventividade e de incentivo à leitura”, concluiu.
Para Rosana do Nascimento Silva, mãe de Vanessa, de 10 anos, que estuda na EMEB Jorge Amado, escola que fica na mesma rua da biblioteca, a criação do Espaço Kids é muito importante para o crescimento cultural e intelectual das crianças. “Minha filha já frequenta a Santa Luzia, porque, a professora dela leva os alunos para eventos que acontecem na unidade. Também, por iniciativa própria, desde os oito anos, ela vai até a biblioteca para pegar livros infantis e de outros assuntos para ler. A leitura desperta a criatividade, aumenta o vocabulário e o desenvolvimento da criança”, declara. Sobre a revitalização, a moradora disse que as melhorias deixaram o local mais e convidativo e colorido.
Organizada pela Secretaria de Cultura, as revitalizações dos espaços culturais começaram em 2017. Até o final do ano mais três entregas estão previstas: Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira, Complexo Cultural Nogueira e Complexo Cultural DiademaTeatro Clara Nunes.
A Biblioteca Santa Luzia está localizada na região norte de município, Rua Martins Fontes, 110, bairro Taboão. Tel: 4072-3016.