Encontro promove troca de práticas coletivas nas políticas públicas em Diadema

Para promover a troca de experiências, ampliação e qualificação do trabalho em grupo nos serviços socioassistenciais, cerca de 30 profissionais participaram

  • Data: 28/09/2019 09:09
  • Alterado: 28/09/2019 09:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema
Encontro promove troca de práticas coletivas nas políticas públicas em Diadema

Encontro promove troca de práticas coletivas nas políticas públicas em Diadema

Crédito:Thiago Benedetti/PMD

Você está em:

O encontro sobre Práticas Coletivas nas Políticas Públicas aconteceu em Diadema, na Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente (RECAD) e foi realizado nesta sexta-feira, 27/9, pela Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), fruto do Grupo de Trabalho (GT) de psicólogos.

“É um momento de formação, de troca de conhecimentos e de experiências. Nossas equipes são multidisciplinares e nosso objetivo é aprimorar o atendimento para a população. Para isso, essa troca de vivências é fundamental”, ressaltou a secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.

O encontro contou com nove apresentações, nas quais cada profissional teve a oportunidade de compartilhar sua atuação. A psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Centro, Flávia de Almeida Prado Cezári, por exemplo, falou sobre a proposta de trabalho coletivo com os adolescentes para incentivar a reflexão sobre a construção da identidade nessa faixa etária e os benefícios que tiveram.

“Podemos observar, a partir dos grupos, a melhora na relação dos adolescentes com a equipe e com os profissionais do CREAS. O atendimento em grupo proporciona uma adesão maior do que os atendimentos individuais. Os adolescentes ficam mais animados e interessados no serviço porque tem o sentimento de que o grupo é um espaço bacana”, explicou Flávia de Almeida Prado Cezári. “O evento tem o poder de ampliar o que fazemos pelo olhar do outro. Aumenta o nosso repertório de atividades”, completou.

Já a psicóloga e coordenadora técnica de referência da ABENCO (Associação Beneficente Nova Conquista), Flávia Lopes Ferreira, apresentou o trabalho que é feito por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “Acreditamos que por meio do SCFV proporcionamos a aproximação das famílias à garantia de seus direitos, assim como possibilitamos o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais dos atendidos”.

Esses também são os benefícios percebidos pela psicóloga Regiane Fiordelisio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte. “O CRAS passou a priorizar para que os atendimentos sejam em grupo porque muda a percepção do individual e do coletivo”.

O Encontro reuniu profissionais da SASC, Cultura, Educação e Saúde e foi realizado em comemoração ao Dia do Psicólogo.

Compartilhar:
1
Crédito:Thiago Benedetti/PMD
1
Crédito:Thiago Benedetti/PMD
1
Crédito:Thiago Benedetti/PMD Encontro promove troca de práticas coletivas nas políticas públicas em Diadema










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados