Pedestres e motociclistas são foco em Semana Nacional do Trânsito em Diadema

Serão realizadas ações de rua voltadas à conscientização dos pedestres para atravessar na faixa e para os motociclistas estimular a reflexão devido ao aumento do número de acidentes

  • Data: 18/09/2019 09:09
  • Alterado: 18/09/2019 09:09
  • Autor: Keila Macedo
  • Fonte: Secom Diadema
Pedestres e motociclistas são foco em Semana Nacional do Trânsito em Diadema

Crédito:Adriana Horvath

Você está em:

Com objetivo de prevenir acidentes no município, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Transportes, promove a Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, com foco nos pedestres e motociclistas.

Em parceria com a Yamaha Motor Brasil, será realizada a 4ª e última blitz do ano, no dia 24 de setembro no bairro Piraporinha. Além do material educativo que será distribuído na ação, motociclistas receberão instruções sobre verificação de itens básicos de segurança e conservação de sua motocicleta, havendo, inclusive, distribuição de voucher para check-list básico da motocicleta junto à montadora com troca de óleo e a entrega de uma antena corta-pipa gratuitamente.

“O objetivo dessa ação é aproximar pedestres e motociclistas do poder público com uma comunicação mais leve e descontraída. Os agentes de fiscalização também estarão presentes reforçando as regras de comportamento e circulação no trânsito. Nossa meta principal é salvar vidas”, comentou o secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves.

Durante a Semana Nacional do Trânsito, faixas com frases educativas serão afixadas nos pontos onde ocorrerão ações levando uma reflexão aos condutores sobre os temas abordados durante esse ano.

“As intervenções em geral procuram conscientizar que a travessia segura deve ser feita pela faixa de pedestres.  O motorista tem a obrigação de observar a parada e permitir a travessia na faixa, o que, afinal, é um exercício de cidadania e respeito previsto em Lei Federal (Lei 9503/97)”, concluiu o secretário José Carlos Gonçalves.

A Semana Nacional do Trânsito é realizada de acordo com a resolução 771/2019 que estabelece o cronograma da campanha educativa de trânsito realizada no país com o tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, e que em Diadema faz parte do calendário de ações da Prefeitura durante todo o ano. As atividades são desenvolvidas com base nos dados do programa “Respeito à Vida” do governo do Estado que orienta as ações de rua.

Programa de Educação Trânsito

Além das ações de rua durante a Semana Nacional de Trânsito, continuam as atividades do programa periódico de Educação de Trânsito na rede municipal de ensino e a campanha Trânsito Seguro.

Durante o ano letivo, com abordagem apropriada à faixa etária dos alunos, são realizadas nas escolas espetáculos teatrais, jogos, leitura de revistas infantis e construção de cidades a partir de blocos de montar. Os alunos discutem e recebem também instruções sobre os sinais de trânsito e sua importância para uma viagem mais tranquila e segura.

Na Campanha Trânsito Seguro são promovidas ações educativas visando o público de todas as faixas etárias. Para isso, diversas atividades são realizadas em ruas, avenidas, terminais de ônibus e em eventos especiais como o Programa Mãos à Obra. Dentre essas ações ao ar livre, os educadores de trânsito promovem orientação de travessia em faixas com distribuição de folheto educativo para motoristas e pedestres.

Serviço

Semana Nacional de Trânsito de Diadema de 18 a 25 de setembro

Faixas e ações de trânsito em ruas e avenidas da região central em dias alternados.

Blitz Yamaha 24/9 no bairro Piraporinha.

Para mais informações sobre o Programa Municipal de Educação de Trânsito: telefone 4075-8000 ou e-mail [email protected].

A Yamaha Motor Brasil fica na Av. Fábio Eduardo Ramos Esquivel, 2651 no Centro.

Compartilhar:
1
Crédito:Adriana Horvath
1
Crédito:Adriana Horvath
1
Crédito:Adriana Horvath
1
Crédito:Adriana Horvath

  • Data: 18/09/2019 09:09
  • Alterado:18/09/2019 09:09
  • Autor: Keila Macedo
  • Fonte: Secom Diadema









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados