Intervenções chamam atenção para descarte de lixo provocados pelo consumo inconsciente

Ações ocorrem em vários pontos da cidade; no site do evento, performances artísticas buscam a reflexão para o tema de maneira lúdica

  • Data: 08/10/2020 15:10
  • Alterado: 08/10/2020 15:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Virada Sustentável
Intervenções chamam atenção para descarte de lixo provocados pelo consumo inconsciente

Homem Refluxo acumula resíduos por 7 dias em sua capa Parangolixoluxo

Crédito:Alexandre Rezende

Você está em:

A 10ª edição da Virada Sustentável SP ocorre pela primeira vez em modelo híbrido: físico e virtual. A intensa programação – totalmente gratuita – é composta por ocupações artísticas que provocam uma reflexão sobre a sustentabilidade nos dias de hoje, enquanto nas plataformas digitais acontecem experiências e conexões humanas.

Uma das mais curiosas intervenções deste ano, a? ?Mostra? ?de? ?Performance? ?do? ??Homem? ?Refluxo? ??ocorre? até dia 12/10 no? ?Instagram @homemrefluxo. Por? ?meio? ?de? ?provocações? ?sobre? ?o? ?consumo? ?de? ?lixo,? ?a? ?ação? ?idealizada pelo artista Peri Pane convida? ?cada? ?um? ?de? ?nós? ?a? ?olhar? ?para? ?os? ?resíduos? ?que? ?produzimos? ?durante? ?o? ?período? ?de? ?7? ?dias?, ?e? ?refletir? ?em? ?como? ?podemos? ?diminuir? ?o? ?lixo? ?e? ?ter? ?um? ?consumo? ?mais? ?consciente? ?em? ?nosso? ?dia? ?a? ?dia.? ? ?O artista terá a companhia da apresentadora Astrid Fontenelle (@astridfontenelle) e seu filho Gabriel, da consultora Giovanna Nader e @menos1lixo, além do músico Edgar (@novissimoedgar), que também vão guardar seus resíduos de 7 dias em uma capa Parangolixoluxo, e com isso, pensarem como podem diminuir sua produção de lixo para um bem maior, buscando a melhora do bem estar para o coletivo. O Parangolixoluxo é uma criação da artista Marina Reis (@marinareis) e foi confeccionado por Maria Célia de Paula.

Complementando a performance do Homem Refluxo, a Virada Sustentável promove, de 12 a 18 de outubro também no Instagram @homemrefluxo, Quarentrash, uma se´rie fotogra´fica em que o artista Peri Pane dispo~e da enorme quantidade de materiais descarta´veis coletada para recriar cenas cotidianas dome´sticas povoadas pelos resi´duos acumulados desde o início do isolamento social.

Integrando a Virada Sustentável ao cotidiano da população paulistana, o centro e a zona leste recebem a intervenção urbana O que vai para o chão, que tem como objetivo chamar a atenção e sensibilizar a sociedade sobre as quantidades e tipos de materiais que são descartados nas vias públicas. Essa ação contribui para a problemática global sobre a mistura de vários tipos de resíduos, que tem sido objeto de crescente atenção. Para a intervenção foram produzidos dois contentores de modelos diferentes: um modelo receberá os resíduos misturados; o outro, somente os recicláveis secos, provocando a percepção dos pedestres em relação à diferença em volume (lado a lado) e os diferentes destinos: o contentor para resíduos misturados tem como fim um aterro sanitário; o outro, a reciclagem e consequente preservação dos recursos naturais.

Com intuito de promover uma participação efetiva da sociedade no processo de reciclagem assertiva, a campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos e Pilhas integra a programação da Virada Sustentável, como parte do movimento Eletrônico Não é Lixo, e em comemoração ao Dia Internacional do Lixo Eletrônico, dia 14 de outubro. Seis estações terão pontos de coleta até 16 de outubro: Vila Prudente, Clínicas, Barra Funda, Sé, Tucuruvi e Jabaquara.

O metrô também recebe, até o dia 18 de outubro, a ação Seja a Mudança, em que as escadarias das estações Brigadeiro, Clínicas e Carandiru ganham intervenções dedicadas a se pensar no futuro que queremos criar, propondo inspirações e reflexões para a construção de um REFUTURO possível, com temas sobre consumo consciente, economia circular e bem-estar estampados de maneira criativa e didática em suas propostas artísticas.

VIRADA SUSTENTÁVEL SP

A 10ª Virada Sustentável SP gera ampla visibilidade às iniciativas e debates positivos e inspiradores da cidade, que refletem temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, bem-estar, consumo consciente e economia verde, entre outros.

A edição paulistana é mais uma vez realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, agenda de desenvolvimento assinada por mais de 190 países que tem como objetivo determinar o curso global de ações da sociedade, indivíduos e governos, para erradicar pobreza e desigualdade social, promover a saúde e o bem-estar geral, respeito à diversidade, proteger o meio ambiente, enfrentar as mudanças climáticas, entre outros, até o ano de 2030.

Parceiros – A Virada Sustentável é apresentada pela Braskem. Tem patrocínio de Novelis, Ambev, Gerdau, Electrolux, co patrocínio da Liberty Seguros, Instituto Center Norte, Tetra Pak e apoio das empresas Ball, ValGroup, Isa Cteep, Mercado Livre, Sabesp, Scania e Nestlé, além de parceria com CBN, Estadão, Globo, Ótima, Pacto Global, Cebds, Akatu, Abrelpe, Nic.Br e co-realização Prefeitura de São Paulo.

Os destaques de cada semana seguem abaixo. A programação completa pode ser acompanhada nos seguintes canais:

Site: http://www.viradasustentavel.org.br

Instagram: @viradasustentavel

Facebook: facebook.com/viradasustentavel

Virada Sustentável SP – Programação

• Mostra de Performance | Homem Refluxo

Peri Pane participa da Virada Sustenta´vel 2020 com a performance Homem Refluxo em uma versa~o totalmente online, de 5 a 11 de outubro. Durante sete dias, ele vai juntar todos os seus resi´duos descarta´veis no parangolixoluxo –uma capa de pla´stico transparente com 43 bolsos desenhada pela artista Marina Reis.

Por conta do distanciamento social imposto pela pandemia, a performance que ocorre normalmente nas ruas vai migrar para as redes sociais. Para aumentar o alcance da ac¸a~o, algumas pessoas influentes nas redes sera~o convidadas para fazer a performance simultaneamente com Peri, cada um em sua casa, postando todos os dias fotos com a progressa~o dos seus resi´duos pessoais em re´plicas da capa parangolixoluxo.

Mesmo sem usar a capa, o pu´blico em geral tambe´m sera´ convidado a participar desse “desafio” de ficar sete dias sem jogar nada fora, guardando em algum lugar da casa todos os seus materiais descartados. A ideia e´ fazer uma imersa~o no que geramos de lixo a cada momento sem nos dar conta. Ao final da semana sera´ feita uma live com todos os participantes da ac¸a~o para discutir a gerac¸a~o de resi´duos e o consumo.

Data: 12/10
Local: Online no Instagram @homemrefluxo 

• Mostra de Performance | Quarentrash

Como desdobramento da performance Homem Refluxo, Peri Pane vai apresentar a ac¸a~o Quarentrash, a partir da interac¸a~o com seus pro´prios resi´duos so´lidos armazenados em casa desde o ini´cio do distanciamento social.

Sera´ realizada uma se´rie fotogra´fica em que dispo~e da enorme quantidade de materiais descarta´veis coletada para recriar cenas cotidianas dome´sticas povoadas pelos resi´duos acumulados na quarentena; as imagens sera~o publicadas diariamente durante uma semana (de 12 a 18 de outubro) acompanhadas por textos que va~o abordar o consumo e as diversas formas de dar destino a esses materiais em meio a pandemia.

Data: 12/10 a 18/10
Local: Online no Instagram @homemrefluxo

• O que vai para o chão

A intervenção urbana “O que vai para o chão” tem como objetivo chamar a atenção e sensibilizar a sociedade sobre as quantidades e tipos de materiais que são descartados nas ruas de duas regiões da cidade de São Paulo: Centro e Leste. Entre folhas e poeira, há papéis, latas, embalagens plásticas e outros materiais que deveriam ter um destino adequado e, sempre que possível, o aproveitamento pela reciclagem. Além de poluir as vias públicas e contaminar o meio ambiente, esses resíduos misturados podem causar um impacto ainda maior quando jogados no chão: encontrar o caminho até os corpos d’água mais próximos e, finalmente, parar no mar. Essa ação local contribui, sem dúvidas, para a problemática global, que tem sido objeto de crescente atenção.

Para a intervenção foram produzidos dois contentores de modelos diferentes, mas com um elemento em comum: uma janela frontal que permite visualizar os resultados da varrição e os tipos de resíduos ali depositados. Um modelo receberá os resíduos misturados; o outro, somente os recicláveis secos. A “provocação” consiste em fazer o pedestre perceber a diferença em volume (lado a lado) e os diferentes destinos: o contentor para resíduos misturados tem como destino a disposição em solo, um aterro sanitário; o outro, a reciclagem e consequente preservação dos recursos naturais.

Nesse período será realizado o monitoramento do preenchimento dos contentores e uma análise gravimétrica dos materiais ali depositados, com a produção de relatório técnico e visual ao final da intervenção.

Data: Até 11/10
Local: Praça Patriarca, no Centro

Data: 12/10 a 18/10
Local: Bairro São Miguel, na Zona Leste.

• Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos e Pilhas

Em uma ação conjunta da Virada Sustentável, do Metrô de São Paulo e da Green Eletron, como parte do movimento Eletrônico Não é Lixo, e em comemoração ao Dia Internacional do Lixo Eletrônico, dia 14 de outubro, serão instalados coletores de resíduos eletroeletrônicos nas seguintes estações:

LINHA VERDE
Estação Vila Prudente
Estação Clínicas

LINHA VERMELHA
Estação Barra Funda

LINHA AZUL
Estação da Sé
Estação Tucuruvi
Estação Jabaquara

Data: Até 16/10

• Seja a Mudança | Diversidade

Não espere acontecer, seja você a mudança que deseja no mundo. Você enxerga o universo de maneira bicolor ou multicolorida? Respeite a diversidade!

A Virada Sustentável São Paulo 2020 ocupa a cidade de 16 de setembro a 18 de outubro com uma série de intervenções e performances que propõe inspirações e reflexões para a construção de um REFUTURO possível. Repense. Recrie. Regenere.

Data: Até 18/10
Local: Metrô Estação Brigadeiro

• Seja a Mudança | Economia Circular

Não espere acontecer, seja você a mudança que deseja no mundo. O mundo só tem um caminho para resolver o problema das toneladas de lixo que geramos a cada hora: transformar esse resíduos em matéria prima! É o que propõe o conceito de Economia Circular, fique ligado!

A Virada Sustentável São Paulo 2020 ocupa a cidade de 16 de setembro a 18 de outubro com uma série de intervenções e performances que propõe inspirações e reflexões para a construção de um REFUTURO possível. Repense. Recrie. Regenere.

Data: Até 18/10
Local: Metrô Estação Clínicas

• Seja a Mudança | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Não espere acontecer, seja você a mudança que deseja no mundo. Já imaginou como você estará em 2030? Conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Esta obra tem concepção artística da artista Mariana Piza

A Virada Sustentável São Paulo 2020 ocupará a cidade de 16 de setembro a 18 de outubro com uma série de intervenções e performances que propõe inspirações e reflexões para a construção de um REFUTURO possível. Repense. Recrie. Regenere.

Data: Até 18/10
Local: Metrô Estação Carandiru

Compartilhar:
1
Crédito:Alexandre Rezende
1
Crédito:Alexandre Rezende
1
Crédito:Alexandre Rezende Homem Refluxo acumula resíduos por 7 dias em sua capa Parangolixoluxo

  • Data: 08/10/2020 03:10
  • Alterado:08/10/2020 15:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Virada Sustentável









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados