Após quase cinco meses, Hospital de Campanha do Ibirapuera encerra funcionamento
Homenagem para profissionais da saúde marca encerramento de um espaço que salvou 2,4 mil vidas
- Data: 27/09/2020 09:09
- Alterado: 27/09/2020 09:09
- Autor: Izabel Rufino
- Fonte: Secom GovSP
Último paciente recebe alta no Hospital de Campanha do Ibirapuera
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
No último sábado (26), o Hospital de Campanha do Ibirapuera do Governo de São Paulo chegou ao seu último dia de funcionamento. Importante lembrar que o equipamento começou as atividades em 1º de maio, ou seja, quase cinco meses de atendimento às pessoas diagnosticadas com Covid-19.
No total, atuaram na unidade 800 profissionais, sendo mais de 200 médicos, cerca de 450 especialistas de Enfermagem, bem como, equipes de Fisioterapia, Farmácia, Assistência Social, Nutrição, Psicologia, Fonoaudiologia, apoio técnico e recepção.
Entre o público atendido no Hospital de Campanha, estão: 2.683 da Grande São Paulo (82,7%); 400 moradores de Campinas (12,5%); 99 pessoas de Sorocaba (3,1%); sendo que os demais pacientes estão divididos entre 29 de Piracicaba, 13 da Baixada Santista, 05 do Vale do Paraíba, 02 do Vale do Ribeira, 02 de Ribeirão Preto e 01 de São João da Boa Vista.
A estrutura do local contava com diversos itens e serviços, por exemplo, wi-fi para uso contínuo, atividades artístico-culturais, ar-condicionado, prontuário eletrônico, sistema informatizado, máquina para compactação e desinfecção de lixo hospitalar, bem como, os equipamentos próprios para atendimento, que serão doados pelas empresas parceiras MChacon e Deca para entidades assistências e outros serviços de saúde, sendo:
• 268 colchões;
• 100 camas;
• 12 televisões;
• 74 vasos sanitários;
• 118 torneiras;
• 14 chuveiros;
• 62 cubas de porcelana;
• 53 pias;
• 04 tanques de aço inox.
Enfim, juntamente com o término das atividades do Hospital de Campanha do Ibirapuera, bem como, a alta do último paciente do local, houve uma celebração para homenagear pacientes e profissionais que estiveram na ‘linha de frente’ do combate ao coronavírus.
Formando um grande cordão, reuniram-se equipes das Forças de Segurança do Governo do Estado (Policiais Militares, Civis e Técnico-Científicos, Bombeiros, Defesa Civil e do Grupo de Resgate – GRAU). Estes estavam com cartazes com mensagens positivas e de agradecimento e superação, além disso, também houve uma salva de palmas, luzes e sirenes para recepcionar os colaboradores.
Ademais, cada profissional que fez parte da história do Hospital de Campanha do Ibirapuera saiu da estrutura com uma medalha, com a frase “Você fez a diferença. Nossa força vem da união”, carregando 500 balões nas cores azul e branca. Por fim, as bexigas foram lançadas ao ar para representar e homenagear todas as 2,4 mil vidas salvas no hospital.