Chuvas em Santo André – Boletim Informativo 31/12/2021
Confira informações atualizadas sobre as chuvas em Santo André e as ações realizadas pela Defesa Civil:
- Data: 31/12/2021 12:12
- Alterado: 31/12/2021 12:12
- Autor: Redação
- Fonte: PMSA
Crédito:
A Defesa Civil cadastrou até o momento 79 famílias que tiveram danos materiais por causa de alagamentos provocados pelo temporal da última terça-feira (28), quando a cidade recebeu chuvas de 109 mm. Foi realizada a doação de 200 kits de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, fraldas descartáveis e roupas para as famílias do Morro da Kibon e 100 kits de alimentos para as famílias da região atingida no Jardim Santo André, através do Fundo Social de Solidariedade.
Durante toda esta quinta-feira (30), as equipes operacionais da Prefeitura de Santo André atuaram em diversos locais com recolha de resíduos, móveis, raspagem, lavagem, manutenção e consertos das vias e áreas atingidas. As equipes assistenciais da Prefeitura também atuaram em apoio às famílias atingidas na Vila América, Morro da Kibon, Jardim Irene, Vila Suíça, Pintassilva, Jardim Santo André, região da Rua Missionários e Dominicanos e Cidade São Jorge.
Houve a interdição até o momento de dez habitações no Morro da Kibon, seis habitações no Jardim Santo André, sendo duas na região da Rua Missionários e quatro na Rua dos Dominicanos e duas habitações no bairro Cidade São Jorge, totalizando 18 interdições até a presente data. As interdições foram realizadas em face de risco de desabamento das edificações.
As famílias receberam apoio humanitário e foram encaminhadas para a Assistência Social. A Defesa Civil até o momento recebeu 160 pedidos de vistorias. As ações operacionais de limpeza e recuperação já retiraram das vias e encaminharam cerca de 120 toneladas de resíduos.
Nesta sexta-feira (31), as ações de recuperação e atendimento continuam. As equipes operacionais continuam atuando na Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, Vila América, Vila Pires, Avenida dos Estados, Jardim Vila Rica, Condomínio Maracanã, Vila Guaraciaba e Cidade São Jorge. Também as vistorias em edificações e assistência humanitária continuarão nas áreas atingidas.
A Defesa Civil Informa ainda que há previsão de chuva de cerca de 20 mm nesta sexta-feira (31). Assim, orientamos que a população evite o deslocamento caso não necessário e que os moradores das áreas de risco redobrem a atenção e a qualquer sinal de perigo saia de suas casas e procurem um local seguro.
Pedimos que a população atingida colabore colocando mobiliários e resíduos para a remoção enquanto as equipes operacionais estiverem nos locais. Ao colocar esses resíduos depois da passagem das equipes há o risco de agravamentos no caso de chuva. Importante também evitar descartar os móveis nos finais de semana, quando as equipes operacionais são reduzidas.
A população atingida deve solicitar o auxílio da Defesa Civil pelo 199.