Via Streaming – Dica da Semana: “Cisne Negro”
O balé “Lago dos Cisnes” é o cenário para uma impressionante atuação que rendeu um Oscar de Melhor Atriz a Natalie Portman
- Data: 19/08/2020 08:08
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Crédito:
Um dos ballets mais famosos que existem, “Lago dos Cisnes” certamente é um clássico que encanta os amantes da dança e da música. Com trilha sonora de Tchaikovsky, o espetáculo conta a história de Odette, uma princesa aprisionada no corpo de um cisne branco que precisa da declaração de amor e fidelidade de um admirador para que o feitiço seja quebrado. Caso seja traída, está condenada a ser um cisne para sempre. Quando o príncipe Siegfried vê a versão humana de Odette, logo se apaixona por ela, porém é enganado por um feiticeiro e acaba jurando seu amor a Odile, um sedutor cisne negro que se passa por Odette. Os finais do ballet variam entre felizes e tristes, porém todas as remontagens de “Lago dos Cisnes” possuem uma grande densidade emocional e coreografias espetaculares.
É nesse ballet icônico e complexo que o filme norte-americano “Cisne Negro” se ambienta. Estrelado por Natalie Portman, o longa de 2011 acompanha a bailarina Nina na difícil missão de protagonizar o espetáculo “Lago dos Cisnes” depois da aposentadoria forçada de Beth MacIntyre, primeira bailarina da companhia. Certinha e muito dedicada, ninguém duvida da capacidade de Nina em dar vida à Odette, uma personagem mais pura. Porém, quando o assunto é o papel de Odile, o cisne sedutor, poucos acreditam que Nina conseguirá se soltar e encarar o desafio. Pressionada pelo diretor artístico e os outros membros da companhia, a protagonista começa uma obsessiva busca pela perfeição, que se intensifica com a chegada de Lily (Mila Kunis), uma bailarina de São Francisco que Nina vê como sua maior rival.
Num ambiente que oscila entre o suspense e o terror, o filme mostra a protagonista gradualmente enlouquecendo com as pressões que são colocadas em cima dela. Além de abordar a inclemente competição no mundo do ballet, “Cisne Negro” também fala sobre relações parentais emocionalmente abusivas e assédio sexual dentro do mundo da dança. Disponível no Looke, no Telecine Play, YouTube e no Google Play Filmes.