Prefeitura remove a montanha de lixo que envergonhava Diadema
As 15 mil toneladas causavam danos à saúde de moradores do Inamar
- Data: 10/12/2021 19:12
- Alterado: 10/12/2021 19:12
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Marcos Luiz
Como todos sabem, a questão do lixo em grandes cidades é um dos mais graves problemas metropolitanos. Para evitar danos ambientais e sociais à população, o sistema de limpeza urbana de recolhimento e destinação de resíduos precisa funcionar como um relógio e não pode atrasar.
Nos últimos anos, com a desorganização administrativa da Prefeitura, o sistema de limpeza ruiu. Com isso, Diadema regrediu e viu surgir um imenso e degradante lixão a céu aberto em plena área residencial do bairro Inamar, especificamente nos loteamentos Amuhadi I e II.
Sem deixar de enfrentar a pandemia do Covid-19, o governo Filippi priorizou, assim que tomou posse, a reorganização do sistema de limpeza urbana e, de modo especial, a precária condição da Estação de Transbordo do Inamar. No local, jaziam acumulados cerca de 15 mil toneladas de lixo que formava uma montanha.
O caótico cenário, conhecido como a “serra pelada” de Diadema, piorou depois do desmoronamento do muro, uma vez que o local passou a ser invadido por catadores de lixo. Com isso, a partir de janeiro, além da limpeza da área, a Prefeitura providenciou o cadastramento daquelas pessoas que, desde então, seguem assistidas por programas sociais e de geração de trabalho e renda.
Agora, em menos de um ano de trabalho, o prefeito José de Filippi Júnior anuncia e comemora o fim da montanha de lixo que poluia e era motivo de indignação para Diadema. Mas o prefeito faz questão de destacar que o mérito e esforço foram da Prefeitura toda.
“Ninguém faz nada sozinho. Somos um time que joga redondo e coletivamente para oferecer à população uma cidade mais saudável, humana e sustentável. Ainda teremos muito trabalho pela frente para reorganizar, reconstruir e melhorar Diadema. Mas queremos trabalhar sempre em sintonia com todos os segmentos”, declarou o prefeito Filippi.