Semasa realiza blitz de orientação para transportadores de resíduos de construção civil
Em parceria com o DET, GCM e a Polícia Militar, operação ocorreu em dois pontos da cidade
- Data: 10/12/2021 19:12
- Alterado: 10/12/2021 19:12
- Autor: Paloma Alvarez Alonso
- Fonte: Semasa
Crédito:Divulgação / Semasa
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promoveu nesta sexta-feira (10) operações blitz para orientar geradores e transportadores de resíduos de construção civil. A medida teve como objetivo informar sobre as novas regras e obrigatoriedades em razão da implantação do Sigor (Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos) módulo RCC, adotado pela cidade em novembro.
As ações, que contaram com o apoio do Departamento de Engenharia de Tráfego da Prefeitura, da Guarda Civil Municipal e também da Polícia Militar, foram realizadas em dois pontos que registram grande fluxo de veículos: pela manhã, no final da Avenida Santos Dumont, na altura da Praça Quatorze Bis; e à tarde, na Rua Oratório, junto à Avenida das Nações.
Durante as abordagens, os agentes do Departamento de Resíduos Sólidos e de Gestão Ambiental da autarquia explicaram aos motoristas sobre o funcionamento do sistema, as mudanças adotadas por Santo André e sobre a necessidade de realizar o cadastro e regularização da origem e destino dos resíduos de construção. Neste primeiro momento, as blitz têm caráter apenas de orientação, mas, em breve, transportadores e geradores que forem flagrados sem o devido cadastro poderão ser multados.
“Seguimos trabalhando para coibir os crimes ambientais ligados ao descarte irregular de entulho e lixo na nossa cidade e esta é mais uma ferramenta de gestão que adotamos para complementar o trabalho do Semasa”, explica o superintendente da autarquia, Gilvan Junior. Santo André foi a primeira cidade do ABC a adotar o sistema estadual.