Ribeirão Pires faz 344 testes durante mutirão para diagnóstico de IST
Ação, que contou com a parceria do Instituto Cultural Barong, orientou mais de 2 mil pessoas
- Data: 26/11/2021 16:11
- Alterado: 26/11/2021 16:11
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Equipe do SAE de Ribeirão Pires durante o mutirão
Crédito:PMETRP
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires realizou 344 testes para diagnósticos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), nesta quinta-feira, dia 25, durante o mutirão promovido em parceria com o Instituto Cultural Barong. Outras 2.500 pessoas foram orientadas e receberam preservativos.
Exames rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C foram oferecidos gratuitamente à população. Para Nanci Garrido, coordenadora do Serviço de Atenção Especializada (SAE) do Município, o saldo da ação foi positivo. “Assim que montamos o equipamento já tínhamos pessoas interessadas nas realizações das sorologias. O dia foi movimentado do começo ao fim e alcançamos um grande número de pessoas”, destacou.
Por outro lado, Sílvia Almeida, diretora do Instituto Cultural Barong, ressaltou a importância de levar os testes até a população, o que, segundo ela, permite uma adesão maior. “Quando você disponibiliza a testagem e leva à pessoa, a adesão é maior, isso chamamos de atividades extramuros, que é típico do Instituto Barong. Já quando a pessoa tem que ir até o serviço, a resistência é grande, seja por medo, vergonha ou qualquer outro motivo. Nesses casos, as pessoas não têm a ciência que elas mesmas podem estar vulneráveis às IST’s”, apontou.
Outros Mutirões – Do dia 1 ao 7 de dezembro, o SAE (Serviço de Atenção Especializada) em parceria com a Atenção Básica do município, realizará mutirões para diagnósticos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Esta ação faz parte da campanha “Fique Sabendo”, do Governo do Estado de São Paulo, que tem como objetivo identificar precocemente os agravos, principalmente entre os jovens.