Via Streaming – Nas asas do pioneirismo
O filme indiano “A Tenente de Cargil” estreia 12 de agosto e conta a história da primeira mulher a servir como piloto de combate na Índia
- Data: 06/08/2020 14:08
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Crédito:Divulgação
No dia 12 de agosto a Netflix disponibilizará em seu catálogo a produção original “A Tenente de Cargil”. O filme indiano estrelado por Janhvi Kapoor conta a história real da primeira mulher a ser piloto de combate nas Forças Aéreas Indianas. Com uma história inspiradora e uma protagonista feminina fortíssima, “A Tenente de Cargil” mostra as dificuldades que as mulheres encontram ao entrarem em ambientes dominados por homens e a perseverança necessária para seguir em frente e realizar os seus sonhos, mesmo com todos dizendo que ela deveria desistir.
O filme acompanha a história de Gunjan Saxena. Inspirada por seu pai e irmão, que também serviam no Exército Indiano, Gungjan resolveu seguir seu sonho e integrar a IAF, mesmo sabendo que era um mundo completamente dominado por homens, que de nada fariam para tornar o seu ambiente de trabalho agradável. Pelo contrário, Saxena foi alvo de preconceitos e discriminações enquanto servia. Porém, nem isso poderia abalá-la pois Gungjan pilotou um avião durante a Guerra de Cargill, em 1999, e, mais tarde, recebeu do governo indiano o prémio Shaurya Vir por seu exemplar de coragem e bravura durante a guerra.
A guerra da Caximira foi um confronto armado que ocorreu de maio a julho de 1999 entre a Índia e o Paquistão, dois países que compartilham de uma grande rivalidade desde suas independências. O motivo do embate entre as potências asiáticas foi a infiltração de soldados e militantes paquistaneses na Caxemira, território que fica localizado bem na fronteira da Índia com o Paquistão e que tem maioria muçulmana. O principal palco do conflito foi o distrito de Cargill (Caximira). Com intervenção direta dos Estados Unidos para um cessar fogo, a guerra foi breve e teve como vitoriosa a Índia. Porém, foi um conflito marcante por ter sido o primeiro embate bélico entre duas potências nucleares, já que ambos os países já haviam tido sucesso em seus respectivos testes com misseis atômicos.