Santo André recebe micro-ônibus para atendimento de assistência social
Veículo entregue pelo Ministério da Cidadania é adaptado para cadeirantes
- Data: 25/10/2019 11:10
- Alterado: 25/10/2019 11:10
- Autor: Daniele Vieira
- Fonte: Secom-PSA
Santo André recebe micro-ônibus para atendimento de assistência social
Crédito:Angelo Baima/PSA
A Prefeitura de Santo André recebeu nesta quinta-feira (24) do Ministério da Cidadania um micro-ônibus que será utilizado no atendimento socioassistencial do município. O veículo possibilita a ampliação da acessibilidade e do transporte para pessoas idosas, com deficiência, usuários em geral e para as equipes multidisciplinares dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), garantindo que o serviço chegue aos locais necessários.
A entrega dos veículos é uma iniciativa do MOB-Suas, programa federal voltado a garantir direito de ir e vir na assistência social com segurança, conforto e qualidade. O micro-ônibus entregue a Santo André é adaptado com um elevador para cadeirantes, acionado por controle instalado na porta lateral.
O veículo tem sistema manual para o acionamento de emergência com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo poltrona móvel, teto alto, cinto de segurança para todos os passageiros e motorista, cortinas nas janelas, piso antiderrapante e protetor de motor. O veículo tem capacidade para 28 passageiros, um motorista e um cadeirante.
“Com a chegada do micro-ônibus, Santo André ganha um importante reforço para a ampliação do transporte de usuários com mobilidade reduzida, em veículo adaptado e seguro, além de apoiar também as equipes da assistência social, para que possam atender em todos os locais”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
O Ministério da Cidadania entregou o veículo para Santo André e para outros municípios em evento no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
“Esse micro-ônibus viabiliza a mobilidade tanto de idosos quanto de pessoas com deficiência, usuárias do Sistema Único de Assistência Social, por meio dos Cras e Creas, com isso vai facilitar muito o transporte e a rotina destas pessoas. É muito importante ter um veículo desse porte para facilitar a vida destas famílias para fazer os cadastros necessários nos equipamentos e também o deslocamento das equipes até os locais de difícil acesso”, afirmou a secretária adjunta de Cidadania e Assistência Social de Santo André, Rosemeire Zeferino.