Santo André homenageia destaques da 50ª edição dos Jogos Escolares
Evento contou com a participação de atletas com projeção nacional e que representam a cidade
- Data: 05/11/2019 09:11
- Alterado: 05/11/2019 09:11
- Autor: Caroline Terzi
- Fonte: PMSA
Santo André homenageia destaques da 50ª edição dos Jogos Escolares
Crédito:Alex Cavanha/PSA
A Prefeitura de Santo André realizou nesta segunda-feira (4) homenagem a 300 jovens atletas da rede municipal de ensino que se destacaram na 50ª edição dos Jogos Escolares. O evento, organizado pela Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Esporte e Prática Esportiva, contou com a presença de atletas com projeção nacional e também que representam a cidade.
Entre as personalidades do mundo do esporte, estiveram presentes a ginasta Daniele Hypólito, a judoca Edinanci Silva, as jogadoras de basquete Simone Lima e Marcella Prande (da equipe adulta e base do Santo André), a jogadora de futsal feminino Carolina Cenedese, além de Maria José Alves, a Zezé, do atletismo paraolímpico. O evento foi realizado no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, na Vila Matarazzo.
Na avaliação do vice-prefeito e superintendente da Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários, Luiz Zacarias, a iniciativa é um reconhecimento que visa incentivar os alunos a se inspirarem na prática esportiva. “A participação das crianças tendo o esporte como um dos pilares da educação é muito importante. A cada ano percebemos o envolvimento das escolas, por meio dos alunos e professores, aumentando o número de participantes. Isso mostra que estamos no caminho certo”.
Nesta 50ª edição dos Jogos Escolares, participaram 88 escolas e cerca de 7.500 alunos, de 8 a 17 anos. Deste total, a rede municipal participou com 33 unidades escolares (mais de 2.000 alunos) representando Santo André em 12 modalidades: natação, karatê, judô, futsal, queimada, handebol, basquete, xadrez, tênis de mesa, atletismo, voleibol e ginástica artística.
O aluno Miguel Soares Rodrigues Bras, de 10 anos, participou pela primeira vez representando Santo André no futsal. “Durante as competições eu fiz um gol e quero me dedicar para que o esporte vire profissão na minha vida”, comemorou, ao reforçar a importância em se inspirar nos atletas que representam o país.
E o que não faltou no evento foram exemplos de sucesso no esporte, com cada uma deixando sua mensagem de apoio e incentivo. Para a judoca Edinanci Silva, o esporte já conquistou muitos avanços. “São nítidas as vitórias, inclusive com a participação de mulheres praticando esportes de alto impacto. É gratificante ser espelho desses jovens que, assim como eu, pensam em se dedicar ao esporte por amor”, destacou.
A ginasta Daniele Hypólito aconselhou os jovens a investir em seus sonhos. “É importante se dedicar ao esporte, foi assim que participei de cinco olimpíadas, mas jamais deixei de lado os estudos. Esporte e educação sempre devem andar lado a lado”.
Zezé, do atletismo paraolímpico, também reforçou essa premissa. “Não importa os desafios, aproveitem esse momento de estudos, porque é esta formação que vamos levar para a vida adulta. Invistam em seus talentos”, completou.
A jogadora de basquete Simone Lima enfatizou a questão do amor pela profissão. “Temos muitos atletas ícones que estão seguindo seus sonhos. Todo mundo consegue, basta se dedicar, treinar bem e ser apaixonado pelo que faz”, pontuou.
A atleta Marcella Prande, também do basquete, reforçou itens fundamentais de uma vida dedicada ao esporte. “O importante é fazer o que gosta e não desistir”. A jogadora de futsal feminino Carolina Cenedese seguiu a mesma linha. “Com dedicação, dia após dia, vocês chegarão aonde desejam”, concluiu.